Trabalhadores e trabalhadoras rurais do assentamento Nova Canaã, localizado no município de Tracunhaém, zona da mata norte de Pernambuco, preparam uma grande festa para este próximo domingo, dia 13, a partir das 8h. O motivo de celebração é o aniversário de oito anos da conquista da terra em que hoje vivem e trabalham 39 famílias camponesas. Para comemorar, as famílias assentadas realizarão, durante todo o dia, várias atividades culturais, esportivas, celebração ecumênica e uma grande confraternização entre os camponeses e camponesas de vários assentamentos da região durante toda a amanhã.
História da luta e conquista da Terra - O Assentamento Nova Canaã é fruto da luta de dezenas de famílias sem terra que ocuparam as terras dos Engenhos do Grupo João Santos, em 1997, na zona da mata norte do estado. Desde então, as famílias que reivindicavam a desapropriação das áreas se tornaram vítimas de inúmeros casos de violências. Capangas do empresário, em conjunto com a Polícia Militar, realizaram vários despejos violentos, ameaças, perseguições, destruição das casas e lavouras como forma de intimidar e combater a resistência dos trabalhadores e trabalhadoras. As famílias enfrentaram com bravura todas as brutalidades e em 2003, obtiveram a primeira conquista: a desapropriação do Engenho Penedinho, que hoje é o assentamento Nova Canaã. Em 2005, as famílias conseguiram que o Engenho Prado também fosse desapropriado, dando origem a aos assentamentos Chico Mendes e Ismael Felipe.
Nas terras dos engenhos do grupo João Santos, onde antes só havia cana-de-açúcar e devastação ambiental, hoje encontra-se uma produção diversificada de alimentos produzidos de forma saudável, sem utilização de agrotóxicos: Inhame, macaxeira, jerimum, batata, feijão, milho, frutas, plantas medicinais, produção de animais de pequeno porte, criação de abelhas para a produção de mel, por exemplo. Todos os alimentos são produzidos de forma orgânica e abastecem as feiras livres de municípios vizinhos à Tracunhaém.
Homenagem à Gregório Bezerra - Durante a celebração dos 8 anos do assentamento, os trabalhadores e trabalhadoras irão homenagear o lutador do povo, Gregório Bezerra. A data, 13 de março de 2011 marcará o aniversário de 111 anos de seu nascimento. Sua história foi permeada de sonhos e lutas em defesa do povo brasileiro. Nascido na região do Agreste do estado pernambucano, Gregório começou a trabalhar nas lavouras de cana com quatro anos para ajudar a família. Preso político e exilado na época da ditadura militar, ele sempre esteve ligado às lutas dos trabalhadores rurais sem terra. Gregório Bezerra faleceu em outubro de 1983, deixando um legado de luta e resistência para o povo pernambucano e brasileiro.
Setor de comunicação da CPT NE II
Famílias comemoram oito anos de conquista do assentamento nova Canaã, em Tracunhaém
- Detalhes
- Categoria: Noticias