Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

\"\"Trabalhadores e trabalhadoras rurais da arquidiocese de João Pessoa celebraram na manhã desta terça-feira, dia 22, os 35 anos da Comissão Pastoral da Terra. Cerca de 50 camponeses e camponesas, representantes das áreas de conflito da arquidiocese, além de integrantes da equipe da CPT de João Pessoa, estiveram presentes na celebração. Na ocasião, os agricultores prepararam uma mística que relembrou momentos importantes na luta pela terra, na Paraíba, em que a CPT esteve presente contribuindo com os trabalhadores. O objetivo foi provocar uma reflexão entre todos sobre a histórica caminhada da CPT, seu papel e sua presença para contribuir com a luta e resistência do povo camponês, as vitórias já conquistadas e as muitas lutas que ainda estão por vir.


A Irmã Tânia, que acompanha a CPT há mais de 18 anos, e esteve presente na celebração, afirma que a Pastoral, nesses 35 anos, tem sido uma presença profética na luta em defesa da vida. “Tem se posicionado com firmeza denunciando as práticas injustas dos que detém o poder. Ela não é só um serviço aos trabalhadores do campo, mas à própria Igreja e a toda sociedade”.


Fortalecimento da fé para a conquista da Terra - O trabalhador rural Luiz Damázio, morador do assentamento Padre Gino, em Sapé (PB), destacou que “a CPT ajudou muito no processo de organização, na conquista da autonomia dos trabalhadores.” A área em que Seu Luiz vive foi ocupada por mais de 500 famílias em 1996. Seu Luizinho, como é conhecido entre os assentados, começou a trabalhar no corte de cana a partir dos 10 anos de idade, assim como muitos outros trabalhadores e trabalhadoras que se somaram à luta pela conquista da terra na região. Da ocupação até a conquista da terra foi um processo relativamente rápido, se comparado à maioria dos casos de desapropriação de terras para a Reforma Agrária, entretanto, foram muitas as ameaças e conflitos até que a terra fosse desapropriada e transformada em assentamento, em 1997. “A atuação profética da Pastoral nos ajudou no fortalecimento da fé para conquistar a terra”, conclui Seu Luiz.

 

 

Setor de comunicação da CPT NE 2

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br