Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

\"\"Há mais de um ano, 28 famílias camponesas ocupam uma fazenda que pertence ao Deputado Federal Benedito de Lira, encontrada completamente abandonada

 Na manhã desta quarta-feira (07/10), cerca de 28 famílias camponesas que recebem o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL) foram ameaçadas pelo Deputado Estadual Arthur Lira do Partido Progressista.

Há 1 ano e seis meses, os trabalhadores rurais ocuparam a fazenda Boa Esperança que pertence ao Deputado Federal Benedito de Lira (PP/AL), e encontra-se 7km distante do município de Major Izidoro.

O deputado estadual chegou com alguns homens no local e afirmou que não queria ver mais os agricultores nas terras, os barracos seriam derrubados e todos retirados a força. No entanto, em abril deste ano o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-AL) executou uma vistoria e o proprietário foi notificado, pois o laudo constatou a improdutividade. De acordo com a Lei nº 8.629/93, as áreas que não atendem as funções econômica, ambiental e trabalhista devem ser destinadas para a reforma agrária.

Segundo o Superintendente Estadual do Incra, Gilberto Coutinho, para resolver o caso de uma vez por todas e confirmar a desapropriação das terras, é necessário ter a publicação de um edital público para informar à sociedade os resultados da fiscalização na fazenda, já que houve o recuso na assinatura do documento.  

A área foi encontrada em total estado de abandono e durante dez anos, tinha apenas um funcionário responsável em fiscalizar o patrimônio. Durante esse período de ocupação, os barracos foram montados e a produção agrícola incentivada, hoje, os agricultores cultivam o milho, feijão, batata, abóbora, fava, macaxeira e ainda possuem uma pequena criação de animais.

Os coordenadores da CPT buscam o apoio necessário dos órgãos competentes para garantir a integridade física, material e proteção às vidas dos acampados e acampadas. Para isso, foi encaminhado um ofício para as Ouvidorias Agrárias do Incra-AL e Nacional; os Conselhos Estaduais de Direitos Humanos e Segurança Pública; Secretaria Estadual de Defesa Pública; Comissão Estadual de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil; e instituições internacionais que apóiam a luta pela reforma agrária.


Setor de comunicação da CPT AL

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br