Assentados comemoram aniversário da ocupação com muita alegria “Já chega de tanto sofrer, já chega de tanto esperar. A luta vai ser tão difícil, na lei ou na marra nós vamos ganhar” Às 4h da manhã fogos anunciavam o aniversário da ocupação da área. A celebração iniciou com uma caminhada que fez o percurso desde o primeiro acampamento à terra conquistada. Nas paradas, os assentados e assentadas relembravam a história do Bosque. “A primeira vez que chegamos acampamos aqui perto da pista. Pouco tempo depois entramos no Bosque. Recebemos despejo e voltamos pra pista. Depois viemos para esse lugar e daqui foi a decisão final de ocupar definitivamente a Flor do Bosque. Isso aqui era tudo barraco. E isso que hoje é cana, era tudo roça, era bem bonito. Tivemos muitos momentos bons aqui”. Disse a assentada e técnica agrícola da CPT, Maria do Bosque, mostrando onde foi o primeiro acampamento. Chegando ao assentamento, houve uma celebração presidida pelo Pe. Alexander Cauchi que, segundo os trabalhadores, teve um papel fundamental na construção dessa história. Quando a missa encerrou, foi partilhado o almoço. À tarde foi de muita alegria, com churrasco e música. A confraternização aconteceu o dia inteiro, teve a presença de pessoas que apoiaram e fortaleceram a luta do Bosque como as irmãs Rita, Daniela, Teresa, Celine, Carmem Lúcia; Maria, da Associação Amigos de Joaquim Gomes, da Itália; Josival Oliveira, do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST); Major Antônio Casado, do Centro de Gerenciamento de Crise da PM; Lenilda Lima, do Sindicado dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (SINTEAL) e; a senhora Maria José Viana. Uma mensagem e fotos do Comitê de Erradicação da Pobreza, do Canadá, foi entregue. Emocionado, o assentado Del desabafou: “Nós sofremos pelo objetivo que a gente queria. Não vamos destruir o que ganhamos com tanto sofrimento. Temos que valorizar nossa luta, porque nós tivemos coragem de lutar por isso que nós temos hoje. 10 anos de sofrimento e agora estamos dentro da terra que conquistamos”.
Maiores informações: Carlos Lima (Coordenador Estadual da CPT) – (82) 9127-5773 Imagens: http://cptalagoas.blogspot.com Comissão Pastoral da Terra de Alagoas Maceió, 28 de Novembro de 2008 |
Povo de Flor do Bosque celebra 10 anos de luta
- Detalhes
- Categoria: Noticias
O povo do assentamento Flor do Bosque - localizado no município de Messias, zona da mata de Alagoas – celebrou ontem (27 de novembro) 10 anos de luta e resistência. A fazenda Flor do Bosque foi ocupada em 27 de novembro de 1998. A terra foi destinada aos sem-terra 8 anos depois.