Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O dia 07 de setembro, dia da Proclamação da República  e dia em que muitas organizações não-governamentais, igrejas e movimentos sociais realizam o Grito dos Excluídos em todo o País, cerca de 30 famílias sem-terras ligadas a Comissão Pastoral da Terra do Sertão de Pernambuco ocuparam, no início da manhã, as terras improdutivas da Fazenda Jatobá I. As famílias sem-terras são oriundas de comunidades rurais do município de Sertânia, a 316km da Capital do Estado. Os trabalhadores e as trabalhadoras rurais reinvindicam do INCRA de Pernambuco a desapropriação dos imóveis rurais da região para assentar as famílias acampadas.


Os trabalhadores e trabalhadoras rurais sem-terras testemunham que na região existem muitos latifúndios e que muito deles foram pedidos vistoria ao INCRA, mas até agora o órgão do governo que é responsável para a realização da Reforma Agrária não tem mostrado muita agilidade nos processos. Pelo contrário, os processos chegam a "caducar", como é o caso da Fazenda Arizona no mesmo município onde os trabalhadores e as trabalhadoras estão acampados.

Os trabalhadores e trabalhadoras rurais sem-terras esperam que o INCRA agilize os processos de vistoria e desapropriação das áreas que foram pedidos as vistorias e que as terras sejam repassadas para as famílias acampadas.


Fonte: Comissão Pastoral da Terra - Pajeú

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br