Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Os camponeses e camponesas dos Assentamentos Rurais da Paraíba, a Comissão Pastoral da Terra-CPT e os Movimentos Sociais organizados vêm em público denunciar mais uma vez a violência no campo.

Desta vez ocorrida na Fazenda Quirino, localizada no Município de Juarez Távora, agreste paraibano, a 80 km da capital paraibana. Abaixo descrevemos os fatos:

1 - no dia 02/03/2001, o Agricultor José Luiz foi abordado por dois capangas quando ia de casa para a roça, onde colocaram uma arma na sua cabeça obrigando-o a voltar e este obedeceu.

2 - no dia 13/03/2001, o Prof. Fernando Garcia da UFPB, juntamente com onze pessoas e o Presidente do Sindicato do Trabalhadores Rurais de Massaranduba foram participar de uma missa na Fazenda Quirino, em apoio as famílias dos agricultores e quando voltavam seu carro foi pego e todos os ocupantes do veículo presos e espancados. O Prof. Fernando Garcia foi barbaramente torturado no curral e em seguida levados e apresentados na delegacia como “réus”.

3 - em maio de 2001, houve uma audiência na Justiça Federal,em Campina Grande, entre as partes, onde firmaram um acordo e viveram um tempo de uma certa “tranqüilidade”

4 - a partir de outubro de 2007 o proprietário da fazenda descumpriu o acordo e voltou a ameaçar as famílias posseiras de várias maneiras:

a - pegou um animal de carroça de um dos posseiros e prendeu por três dias;

b - em seguida proibiu o jogo de futebol das crianças, ameaçando-as diante das mães;

c - não se dando por satisfeito no dia 25/11/2007, quando os posseiros estavam construindo a casa de um companheiro em regime de mutirão, sete homens chegaram e fizeram a revista, ordenando ficarem em fila e depois destruíram a construção. O administrador da fazenda aproveitou a ocasião para apresentar ao proprietário da fazenda os trabalhadores um a um;

d - e mais recentemente no dia 09/12/2007, as 23:30 hs, um grupo de nove homens fortemente armados, sendo dois deles encapuzados invadiram a casa de José Luiz, derrubaram a porta da frente e de traz, acordando-os com gritos, espancamentos, abusando sexualmente e moralmente, além de ameaças de morte. Na casa se encontrava o casal com seus três filhos menores de idade e ninguém foi poupado.

Todos esses fatos acima relatados foram comandados pelo policial civil Sérgio de Souza Azevedo e o administrador da fazenda José Clementino de Sá a mando do proprietário Alcides Vieira.

É importante saber que a Fazenda Quirino, conta com vinte e sete famílias de posseiros, nascidos e criados na área, e ainda que a área já foi desapropriada, mas o proprietário recorreu e a desapropriação encontra-se sob judice. São vinte anos de luta e conflito.

Diante de todos esses fatos não podemos nos calar, exigimos a prisão dos culpados e a definitiva desapropriação da Fazenda Quirino.

PELO FIM DO LATIFUNDIO, TERRA, PAZ E DIGNIDADE

CPT João Pessoa - Paraíba - 18-12-07

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br