As 100 famílias do Acampamento Nova Vida e Pau D’arco – Várzeas de Sousa, localizados as margens da BR 230, no km 444, entre as cidades de Sousa e Aparecida, ocuparam a estação de bombeamento de água do Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa (o coração do projeto). A ocupação aconteceu por volta das 23h: 00 do dia 26 deste mês, a água que estava destinada para irrigar o plantio das empresas ,que já estão instaladas, no projeto foi desviada para o leito do Rio Piranhas.
A lentidão nas negociações foi à principal motivação da ocupação. Cerca de 70 policiais da Companhia Militar de Sousa, compareceu ao local e foi negociado que a estação de bombeamento seria desocupada mediante a presença do representante do Governo do Estado e do INCRA.
As famílias desejavam retomar as negociações que estavam paradas desde o dia 21 de julho, onde ficou acordado que o governo do estado repassaria 1.000 hectares para assentar 100 famílias que trabalhariam agricultura camponesa, haja vista que todo projeto de irrigação está voltado para o agronegócio.
No dia 27 de novembro de 2007, por volta das 10 horas da manhã compareceram à estação de bombeamento a CPT – Comissão Pastoral da Terra que apóia e assessora as famílias, o STR de Aparecida - Sindicato de Trabalhadores Rurais de Aparecida, a CAAASP – Central das Associações dos Assentamentos do Alto sertão Paraibano, o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Superintendência Regional da Paraíba e SEDAP – Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do Estado da Paraíba. Na reunião os representantes dos dois acampamentos apresentaram as seguintes reivindicações :
1. Entrega do Projeto Básico para efetivação do TAC – Termo de ajustamento de Conduta, para criação dos Projetos de Assentamento Pau D’arco e Vida Nova.
2. A SEDAP analisará (15 dias) e após a análise protocolará o Projeto junto ao MIN – Ministério de Integração Nacional.
3. A SEDAP informará até o dia 29 de novembro de 2007, a data para entrega de 3.500 metros de tubo para implantação de dois pontos de água nos respectivos acampamentos Pau D’árco e Nova Vida.
4. O INCRA e SEDAP irão adotar ações administrativas para efetivar melhoramento das entradas de acessos aos acampamentos
5. A SEDAP irá formalizar pleito junto a SAELPA para elaborar o projeto executivo de eletrificação rural do acampamento Pau D’árco.
Estas Reivindicações foram aceitas pelos representantes do governo e logo depois efetuada a desocupação da estação de bombeamento.
Cajazeiras 29 de novembro de 2007
Maria do Socorro Ferreira
CPT–Comissão Pastoral da Terra, SERTÃO–PB.