Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Os trabalhadores rurais, Antônio Manuel da Costa e Valmir Francisco da Silva, liberados ontem do presídio de Igarassu, foram seguidos hoje por dois carros ao sair do Fórum de Itaquitinga, após assinarem o termo de compromisso referente à liberdade provisória concedida ontem.

Os dois trabalhadores estavam acompanhados de um militante da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do estagiário, Gustavo Magnata, que acompanha o caso com os advogados da CPT.

Magnata seguia em um carro com Antônio Manuel da Costa enquanto Valmir Francisco da Silva estava em uma moto com outro militante da CPT.Segundo Magnata, os dois carros, um fiat uno branco e uma caminhonete azul, saíram ao mesmo tempo que eles do Fórum de Itaquitinga. Assim que percebeu que estava sendo seguido, o estagiário entrou em contato com a polícia e parou em um assentamento que ficava às margens da estrada para receber auxílio e aguardar a viatura da polícia que se disponibilizou a fazer a escolta deles de volta ao Recife.

O sem-terra, Antônio Manuel da Costa foi presos no último dia 12 no Engenho Veneza após tentar evitar, junto com outros trabalhadores rurais, que um trator de uso do engenho demolisse as casas e lavouras dos posseiros. Valmir Francisco da Silva foi preso no mesmo dia, na delegacia de polícia da região, quando foi procurar saber informações sobre o motivo da prisão de Antônio Manuel da Costa.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br