De hoje até o dia 21 de maio, se realiza em Montes Claros, norte mineiro, o III Congresso Nacional da CPT. O evento reunirá cerca de 900 pessoas, entre agentes da pastoral, trabalhadores e trabalhadoras do campo. “Biomas, territórios e diversidade camponesa.” É com este tema que o III Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) chega ao semiárido brasileiro para reunir cerca de 900 trabalhadores e trabalhadoras rurais, além de agentes da pastoral, que durante uma semana trocarão experiências, conquistas e desafios do campo. O evento ocorre entre os dias 17 e 21 de maio, no Colégio São José, em Montes Claros (MG).
Para Dom José Moura, bispo da Diocese de Montes Claros, que acolhe o evento, o III Congresso Nacional da CPT é uma graça de Deus não só para a cidade, mas para todo o Brasil. “A ação pastoral é o próprio exercício do pastoreio de Jesus Cristo. Nesse caso, as ações da CPT dão visibilidade à promoção da dignidade da pessoa humana, principalmente do campo, que muitas vezes é deixada de lado, fica desprotegida e é ainda perseguida e incompreendida, por grandes e por pequenos”, ressaltou.
O bispo acredita que com o lema “No clamor dos povos da terra, a memória e a resistência em defesa da vida!”, o Congresso fará uma reflexão ética em defesa dos biomas caracterizando cada região, além de realçar a necessidade de uma justiça mais ampliada no campo. “Temos, no Brasil, determinados grupos governamentais e não governamentais, que passam por cima da defesa do meio ambiente, de povos ribeirinhos, das terras indígenas, de quilombolas e de tantas pessoas empobrecidas. Este Congresso vai nos dizer sobre os clamores dos povos da terra”, destacou.
Abertura
A abertura do Congresso terá início às 19 horas dessa segunda-feira, no colégio São José, Marista (Rua Champagnat, n. 81, Centro).
A celebração de abertura envolverá todos os delegados e delegadas, além dos convidados, assessores e bispos da CPT. Nesse momento, os trabalhadores e trabalhadoras mineiros irão acolher os congressistas, vindos de todo o Brasil, apresentando-lhes o Congresso que se inicia. O bispo de Montes Claros, Dom José Moura, também estará presente dando as boas vindas a todos e todas.
Dom Ladislau Biernaski, bispo de São José dos Pinhais (PR) e presidente da CPT, Dom Enemésio Lazzares, bispo de Balsas (MA) e vice-presidente da CPT, Dom Xavier Gilles, bispo de Viana (MA) e a coordenação nacional da CPT, também estarão presentes, acolhendo os participantes do Congresso.
Congressos
Confira o histórico dos Congressos realizados pela CPT até hoje. Veja os documentos que saíram desses momentos
Os congressos realizados pela Comissão Pastoral da Terra possuem um caráter celebrativo. Neles são definidos os grandes eixos de ação da entidade. O primeiro Congresso aconteceu em 2001, na cidade de Bom Jesus da Lapa, BA, do dia 28 de maio a 1 de junho. Nele a CPT definiu três eixos de ação: Terra, Água e Direitos Humanos. O segundo Congresso foi realizado em 2005, na Cidade de Goiás, Goiás, de 14 a 18 de junho.
O primeiro Congresso Nacional ajudou a CPT a identificar o seu lugar junto aos camponeses, assumindo o seu caráter pastoral. Já no segundo se reafirmou a fidelidade aos povos da terra. A decisão de realizar o congresso foi aprovada em 1999, pela Assembléia Nacional da CPT, que definiu também a sua periodicidade - a cada quatro anos.
Confira o histórico dos Congressos realizados pela CPT:
I Congresso Nacional da CPT - 28 de maio a 1 de junho de 2001 - Bom Jesus da Lapa - Bahia
Carta da Lapa do Bom Jesus
- Luzes do I Congresso - O que viram os olhos da CPT na Lapa do Bom Jesus (BA)
II Congresso Nacional da CPT - 14 a 18 de junho - Cidade de Goiás (GO):
- Oração do II Congresso Nacional da CPT
- Ecos do II Congresso Nacional da CPT
Setor de Comunicação da CPT Nacional
Maiores informações:
_________________
Serviço: III Congresso Nacional da CPT (ver programação em anexo)
Quando: 17 a 21 de maio de 2010
Local: Colégio Marista São José (Rua Padre Champagnat, nº 81, Centro), Montes Claros (MG)