Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Cerca de 300 representantes governamentais, cientistas, associações de agricultores e de consumidores, e numerosas organizações ambientalistas, de quatro continentes, denunciaram este fim de semana o escândalo da violação do direito à escolha na produção e consumo de alimentos. Perante o aumento do número de regiões livres de transgênicos em toda a Europa (são já cerca de 190, incluindo duas em Portugal), e considerando que seis Estados Membros* já proibiram a nível nacional o único milho transgênico autorizado para cultivo na União Europeia (e mais dois têm moratórias de fato), os participantes reunidos em Lucerna, Suíça, na conferência Food and Democracy (www.stopogm.net) exigiram a criação de uma moratória europeia ao cultivo e aprovação de novas variedades de transgênicos.

Nos trabalhos de sexta-feira, dia 24, a presidente do Conselho Nacional Suíço anunciou a extensão da moratória de cinco anos - decidida neste país por referendo nacional - por mais três anos, até 2013, dados os benefícios que tem trazido à agricultura suíça. Também a ministra escocesa da agricultura lembrou nesta conferência que a visão do seu governo é apostar na diferenciação, na qualidade e nos nichos de mercado com valor agregado, ao mesmo tempo que bloqueiam a penetração de transgênicos: "Sabemos muito pouco acerca das consequências de longo prazo dos cultivos transgênicos. Arriscar com o nosso ambiente natural é irresponsável e indefensável. Ele traz anualmente 17 milhões de libras à nossa economia, e não nos podemos dar ao luxo de arriscar em tecnologias sem garantias de segurança." (...)

* Há seis países com proibições através da cláusula de salvaguarda: Áustria, França, Alemanha, Luxemburgo, Hungria e Grécia. Há dois países com outros tipos de proibição: Itália e Polônia.


Fonte: Agroportal, 27/04/2009.
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2009/04/27a.htm

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br