Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Mais de 800 trabalhadores rurais de vários municípios do litoral alagoano, que com a promessa de trabalhar no corte da cana na região do Centro Oeste, foram vítimas de calote e tiveram suas carteiras de trabalho retidas por homens que os aliciavam para o trabalho clandestino. Cada trabalhador teria entregue aos aliciadores cerca de R$ 200 pelo transporte até as fazendas, além de terem entregue suas carteiras de trabalho. No dia marcado para a viagem, os trabalhadores esperaram o transporte por horas e perceberam que haviam sido lesados.  

Na ocasião, os canavieiros ameaçaram fechar uma das rodovias da região, mas o protesto foi impedido depois da prisão dos acusados e de terem a promessa de receber, até anteontem, o dinheiro e a carteira de trabalho de volta. Entretanto, os aliciadores pagaram fiança e foram soltos no dia seguinte.

Inconformados com a libertação dos aliciadores e sem ter suas carteiras e dinheiro devolvidos, os trabalhadores bloquearam a rodovia AL-105 para denunciar a situação na tarde de ontem, dia 1° de abril.  A manifestação contou com a participação de cerca de mil pessoas. Como nenhuma providencia foi tomada pelas autoridades, os trabalhadores seguiram até o centro da cidade e na ocasião, houve confronto com a policia e depredação do Cartório Eleitoral e da Prefeitura Municipal.

No confronto, 16 trabalhadores foram presos e levados para a carceragem da Polícia Federal em Maceió.

 

 

Setor de comunicação da CPT PE

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br