Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Trabalhadores da cidade e do campo, assentados e acampados e religiosos reuniram-se para refletir e celebrar na 21ª Romaria da Terra e das Águas de Alagoas. A lua cheia iluminou os passos dos 5 mil peregrinos e peregrinas que percorreram 13km até o assentamento Flor do Bosque, no município de Messias.

21ª Romaria da Terra e das Águas em Alagoas aconteceu neste último final de semana

5 mil pessoas do campo e da cidade do Estado caminham de Flexeiras ao Assentamento Flor do Bosque, em Messias

 


 

Antes da caminhada, às 20h, houve a exibição do Filme da “Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade de Terra: em defesa da reforma agrária e da soberania territorial e alimentar”. A programação contou com momento cultural, com o show do baiano Manoel de Jesus e apresentação do Balé Popular do município de Flexeiras – local de onde partiu a caminhada. Em seguida, houve a celebração presidida pelo Arcebispo de Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz.

 

As bandas das Paróquias de Flexeiras e Joaquim Gomes e Manoel de Jesus animaram a 21ª Romaria da Terra e das Águas com os cantos da terra. Senhoras e senhores, adultos, jovens e crianças cantavam alegremente as músicas de romaria, fé, esperança e da luta pela terra.

 

“Meu povo é um povo romeiro desde os tempos de Abraão.

Vamos nesta marcha Santa. Esta terra é tanta em tão poucas mãos!

Salve, salve a caminhada. Salve, salve a romaria.

Em busca da nova aurora de um novo dia”.

(Salve a Romaria, de Zé Vicente)

 

Chegando ao assentamento Flor do Bosque, o público foi recepcionado com faixas e cartazes das famílias assentadas, desejando as boas-vindas e contando um pouco da história da ocupação à conquista da terra.  Um “museu” com artefatos dos 10 anos de luta e resistência foi montado na Escola Camponesa Irmgard Margaretha George (Irmã Rita). A escola foi nomeada em homenagem a esta mulher que faz parte da história do assentamento, colaborou – e ainda colabora – com os assentados, levando-os a palavra de Deus e motivação.

 

Ao final, um café da manhã camponês foi partilhado para acabar com o cansaço daqueles que viraram a noite caminhando. Beijus feitos na Casa de Farinha do assentamento, arroz doce e café foram servidos para todos.

           

            A 21ª Romaria da Terra e das Águas foi organizada pela Comissão Pastoral da Terra e as Comunidades Eclesiais de Base (CEB\'s) e teve o apoio da Arquidiocese e das Paróquias de São Benedito (Flexeiras) e São Sebastião (Messias).

 

 

“Aonde vai esse povo que marcha em romaria.

Vai buscar o tempo novo.

O nosso Deus a frente é luz e guia”

 (Em romaria, de Socorro Lira)

                                                    

Maiores informações:

Carlos Lima (Coordenador Estadual da CPT) – (82) 9127-5773
Henrique Santos (Coordenação Estadual da CPT) – (82) 9127-5044

 

 

Comissão Pastoral da Terra de Alagoas

Maceió, 19 de Novembro de 2008

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br