Na manhã deste último sábado, dia 18, cerca de 25 famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra, ligadas à Comissão Pastoral da Terra (CPT), realizaram a oitava ocupação no Sertão do estado. As famílias ocuparam a Fazenda Poço de Dica, localizada no município de São José do Egito. Os trabalhadores e trabalhadoras, oriundos da zona rural do município, reivindicam do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) a vistoria e desapropriação da área.
Os agricultores sem terra afirmam que em São José do Egito há vários latifúndios improdutivos e que por isso o número de ocupações, acampamentos e assentamentos que há na região é elevado. Os trabalhadores esperam que o INCRA atue com agilidade nos processos de vistoria e desapropriação dos imóveis rurais reivindicados.
Área ocupada - As terras que as famílias de trabalhadores rurais ocuparam ficam a 15 quilômetros do centro urbano de São José do Egito. O município localiza-se à 402 quilômetros da capital do Estado, tem uma área de 905 quilômetros quadrado, com uma população de cerca de 30 mil habitantes. Destes, aproximadamente 11 mil moram e trabalham no campo.
Fonte: Setor de comunicação da CPT PE e CPT Pajeú