Começou ontem (8) e vai até o dia 10 deste mês, em Juazeiro, a Semana do São Francisco. Realizada anualmente, a Semana é uma forma de promover discussões em torno das problemáticas do rio São Francisco, que no último dia 4 completou 507 anos de descoberta. Segundo Cícero Félix, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), este ano a Semana está sendo realizada após o aniversário do rio devido a euforia do clima eleitoral na cidade, que dificultaria a proposta de sensibilização da sociedade para o tema.
Organizado pelo Fórum de Entidades do Sub-Médio São Francisco, este ano a Semana será realizada em forma de visitas às escolas e universidades de Juazeiro, com o objetivo de sensibilizar o público estudantil e docente para a luta em defesa do Velho Chico.
Para Maria Oberhofer, do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), as visitas são fundamentais para mostrar que continua a luta em torno da vida do São Francisco e do seu povo, pois grande parte da sociedade acredita que, após o fim do jejum de Dom Luiz Cappio, cessaram as lutas em defesa do rio.
As visitas são também uma oportunidade para os movimentos sociais apresentaram sua proposta de desenvolvimento sustentável e de convivência com o Semi-Árido, na tentativa de provocar discussões mais amplas em outros momentos, como Seminários, mesas-redondas e palestras.
Outras informações: