Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Na tarde de ontem (24), cerca de 200 canavieiros do Distrito Rural de Três Ladeiras, município de Igarassu, há 28 km do Recife, bloquearam a Avenida Santa Cruz - que dá acesso ao  Distrito. Dentre as principais reivindicações dos canavieiros estão a contratação dos trabalhadores desta comunidade pela usina. Uma das lideranças da manifestação, que não quis se identificar, comentou: “A usina pegou a carteira de todos nós e agora veio dizer que não quer mais a gente. Eles (a usina) falaram que contrataram muita gente de fora”. O trabalhador rural comentou ainda que a prioridade da contratação deveria ser para os trabalhadores das comunidades do entorno. Um outro ponto ressaltado pelos trabalhadores rurais é a circulação dos treminhões (caminhões com mais de uma carroceria) que carregam a cana, próximo às casas dos moradores. “As nossas casas então rachando e as ruas ficando cheia de buracos por causa do peso dos caminhões”. “À noite não conseguimos nem dormir com tanta zoada”. “Se outros lugares foram proibidos esses caminhões passarem, por que não se proíbe aqui?” Finaliza Val, uma das lideranças do Distrito de Três Ladeiras e que estava participando da mobilização.

A mobilização teve início por volta das 13h e se estendeu até às 16h, quando foi feito um acordo com representantes da usina São José. Durante a negociação, entre os canavieiros e representantes da usina, acertaram nesta quinta-feira (25), uma comissão de cinco trabalhadores vão para a usina negociar os itens reivindicados. Segundo os canavieiros, se a usina não atender aos pedidos, vão bloquear novamente o acesso ao Distrito e impedir que os carros da usina passem.

Medidas contra o trabalho escravo - A partir de setembro se inicia o período da safra 2008/2009 na região. Os trabalhadores e trabalhadoras rurais de Pernambuco já iniciaram o processo de definição da pauta de reivindicações através das Assembléias municipais para a negociação com os usineiros. Uma das reivindicações é que fique assegurada a prioridade de contratação para os trabalhadores residentes no município onde fica situada a propriedade ou fundo agrícola do empregador, o que não se verificou no caso da usina São José. Segundo os trabalhadores rurais, a medida é uma forma de evitar que as Usinas contratem canavieiros de outros estados que, por procura de emprego, frequentemente se submetem à condições degradantes de trabalho, sem garantia de direito trabalhistas, ao trabalho escravo e análogo ao escravo.


Setor de Comunicação da CPT PE

 

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br