
A Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Guarabira esteve em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com o Setor Social Diocesano na realização da IX Jornada Mundial dos Pobres
, que este ano trouxe como tema: “Tu és a minha esperança” (cf. Sl 71,5). Inspirada pelo convite bíblico à esperança, a iniciativa reafirma o compromisso da Igreja com as pessoas em situação de pobreza, promovendo gestos de solidariedade, escuta e encontro fraterno.
No dia 12 de novembro de 2025, a CPT promoveu um momento de convivência acolhedora, fraterna, orante e solidária com 40 famílias empobrecidas da ocupação Irmã Maria Pereira, localizada no Bairro do Mutirão, em Guarabira (PB). A ação contou com a generosidade de assentados e assentadas da reforma agrária, que doaram 1.500 quilos de alimentos produzidos pela agricultura familiar, além de roupas infantis enviadas pela entidade alemã Aktionskreis Pater Beda. Somaram-se a esse esforço o Secretariado Diocesano de Pastoral, a Pastoral Operária, a Pastoral Carcerária, o Conselho Tutelar de Guarabira, as Irmãs da Sociedade Virgem dos Pobres e a Natubrejo.
Para Joseane Souza, agente pastoral da CPT Guarabira e coordenadora da CPT NE2, participar da Jornada Mundial dos Pobres na Diocese de Guarabira vai muito além do ato de doar: é oportunidade de escutar ativamente as vozes das famílias que vivem nas periferias, cada vez mais excluídas e marginalizadas. É também momento de reflexão e indignação diante das injustiças sociais que, em pleno século XXI, mantêm tantas pessoas em situação de extrema pobreza no país. Joseane recorda ainda o chamado do Papa Leão XIII à coerência e ao enfrentamento das causas estruturais da pobreza: “Ajudar os pobres é uma questão de justiça, muito antes de ser uma questão de caridade.”
Foto: Equipe CPT Guarabira (PB)
