Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Na tarde de ontem (dia 13), os agricultores e agricultoras ligados à Comissão Pastoral da Terra seguiram para o município de Carpina, zona da mata norte do estado, para dar continuidade a jornada pelo Limite da Propriedade da Terra. Desde segunda-feira, dia 12, os agricultores seguem dialogando com famílias e trabalhadores/as rurais de municípios da zona da mata norte sobre a necessidade de garantir o limite da propriedade e acabar com o latifundio.

Os agricultores visitaram e conversaram com mais de 600 pessoas das comunidades de Santo Antônio e Teimoso e entregaram materiais educativos sobre a Campanha e o plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra e pela aprovação da PEC do Trabalho escravo. A zona da mata do estado de Pernambuco figura entre as regiões que mais há registro de trabalho escravo e concentração de terras para o monocultivo da cana de açúcar. no estado , só no ano de 2009 foram resgatados mnais de 400 trabalhadores em situação de escravidão nos canaviais do estado. Seu José, um dos moradores de Carpina, confirma: “esse latífundio está acabando com tudo”. Outro morador da região também mostrou indignação com a concentração de terras para o monocultivo da cana e a ausencia de incentivos à agricultura camponesa e a Reforma Agrária, “se a gente não apoiar a agricultura, como é que a gente vai comer? A gente não come cana, não”, afirmou.

A jornada pelo Limite da Propriedade continua até o dia 17 de abril. Hoje, a Jornada segue pelo município de Tracunhaém, e amanhã, dia 15, para Nazaré da Mata.

 

Setor de comunicação da CPT NE2

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br