Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A partir de hoje (dia 12) até o dia 17 de abril, a Comissão Pastoral da Terra, em conjunto com camponeses e camponesas das áreas de assentamento e acampamento da Zona da Mata Norte do estado, realizarão a Jornada pelo Limite da Propriedade da Terra. A jornada faz parte das ações que marcam o 17 de abril, dia nacional de luta pela Reforma Agrária.

As ações acontecerão em cinco municípios da Zona da Mara Norte: Paudalho (dia 12), Carpina (dia 13), Tracunhaém (dia 14), Nazaré da Mata (dia 15), Igarassu (dia 16), além de realizações de atividades nas feiras livres dos municípios da região, no dia 17. Todos esses municípios são históricamente marcados pela concentração de terra para a produção do monocultivo da cana de açúcar, e pelo seu consequente trabalho escravo.

O objetivo da jornada é dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras rurais e com toda a comunidade local sobre a Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra, sobre os males causados pelo monocultivo da cana, as violações dos direitos trabalhistas e sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do trabalho escravo. A ação também é realizada para que os trabalhadores compartilhem experiências comuns, construam possibilidades de transformação da realidade em que se encontram, debatendo sobre a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento para Zona da Mata de Pernambuco, com a realização da Reforma Agrária para produção de alimentos.

Os camponeses assentados e integrantes das equipes da CPT seguirão pelas ruas dos municípios e, através de um "porta a porta", entregarão materiais da “Campanha e do plebiscito Pelo limite da Propriedade da Terra”, além de outros materiais educativos preparados pela CPT sobre o tema. Ainda como parte da programação da Jornada, serão realizados debates nas comunidades e exibição do vídeo "Do Bagaço à Liberdade", produzido pela CPT e Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, e que retrata a transformação da vida de trabalhadores rurais, que antes eram submetidos ao trabalho escravo nos canaviais da cana na zona da mata, mas que a partir da organização e luta pela Reforma Agrária, hoje são trabalhadores rurais assentados. Também será exibido o vídeo preparado pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA) que fala sobre a concentração fundiária no país e a necessidade de Limitar a Propriedade de terra no Brasil.

Plebiscito pelo limite da propriedade da Terra – As organizações que compoem o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), a CNBB, o Grito dos Excluídos e diversas outras organizações de Direitos Humanos, realizarão, na semana da Pátria – de 01 a 07 de setembro - o Plebiscito Popular sobre o Limite da Propriedade da Terra. O Plebiscito vai consultar toda a sociedade sobre a necessidade de limitar o tamanho da propriedade de terra no Brasil e colocará no centro do debate politico social brasileiro a pauta da Reforma Agrária. Será uma oportunidade de debater e sensibilizar toda a sociedade sobre a necessidade de eliminar o latifúndio, que gera violência no campo, trabalho escravo, devastação do meio ambiente e a estrangeirização do país.





Serviço:

O que? Jornada pelo Limite da Propriedade da Terra


Quando e onde?

Dia 12/04 - Paudalho

Dia 13/04 - Carpina

Dia 14/04 - Tracunhaém

Dia 15/04 - Nazaré da Mata

Dia 16/04 - Igarassu

Dia 17/04 - Nas feiras livres dos municípios da mata norte.


Outras informações:


Plácido Junior

Fone: (81) 8893-4176


Material impresso da jornada

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br