Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Famílias camponesas acompanhadas pela CPT levarão produtos saudáveis para o Conjunto José Tenório nos dias 24 e 25 de setembro 

Uma diversidade de alimentos saudáveis, produzidos sem uso de pesticidas por famílias camponesas das regiões da zona da mata, sertão e litoral alagoano vão chegar, a partir de hoje (24), à praça da Igreja do Conjunto José Tenório, no bairro da Serraria, em Maceió. A Feira Camponesa itinerante fica até sexta-feira, 25.

Durante a quarentena, o trabalho continuou no campo, dentro dos limites impostos pelo momento de pandemia da Covid-19. Nos últimos meses, as trabalhadoras e os trabalhadores plantaram, colheram e repartiram – como diz o lema da Feira Camponesa.Agora, seguindo todas as recomendações de enfrentamento ao novo coronavírus, a feira apresentará os frutos dos esforços desse povo que luta pela terra e por vida em abundância.São produtos vindos das comunidades de acampamentos e assentamentos acompanhados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) em Alagoas. Tudo diretamente das roças para as mesas da população da capital.

Na Feira Camponesa itinerante haverá termômetro, álcool gel 70 e os feirantes estarão de máscara. O uso de máscara também é obrigatório para os frequentadores do local, conforme o decreto do Governo do Estado de Alagoas. De acordo com Heloísa do Amaral, coordenadora da CPT e agrônoma, serão tomados todos os cuidados necessários para receber o público em segurança. O horário de funcionamento também será especial: das 6h às 17h.

Neste ano, os camponeses, especialmente sertanejos, celebraram as chuvas no Dia de São Pedro e a colheita no Dia de São João. “Infelizmente, muito se perdeu durante o necessário isolamento social, mas as famílias não desanimaram e seguiram produzindo”, disse o coordenador da CPT e historiador, Carlos Lima.

Nas bancas será possível encontrar saborosas bananas, laranjas, abóbora, ervas medicinais, cana caiana, coco, goma de tapioca, farinha, feijão, ovos de capoeira, mel e tantos outros alimentos. O grande diferencial é o verdadeiro “sabor da roça”.

Os alimentos trazidos para a Feira Camponesa itinerante são produzidos sem uso de agrotóxicos que prejudicam a saúde humana e de todo meio ambiente. Trata-se de uma outra concepção de vida, que valoriza a produção sustentável e a dignidade no campo.

 

Mais informações:

Heloísa do Amaral (coordenadora da CPT e agrônoma) 82 9 9341-4025
Carlos Lima (coordenador da CPT e historiador) 82 9 9137-6112

 

 

Lara Tapety - Ascom CPT/AL 82 9 9697-1000

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br