O documentário “Bagaço” mostra a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras na indústria da cana-de-açúcar em Pernambuco. Esta é a primeira vez que o vídeo será exibido em canal aberto.
O documentário vai ao ar neste próximo domingo, dia 12, às 21h no Programa Curta Pernambuco, da TVU/TV Brasil, canal 11. Além do documentário, o programa apresentará ainda entrevista com Plácido Júnior, da coordenação estadual da Comissão Pastoral da Terra. O documentário será reprisado na segunda-feira, dia 13, às 20h30.
“Bagaço”
O documentário retrata o dia-a-dia do trabalho no corte da cana, as violações de direitos, a destruição ambiental e a inviabilidade de um modelo de produção baseado no latifúndio e na super exploração do trabalho. Realizado pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e Comissão Pastoral da Terra, o documentário já foi exibido em diversas regiões do país e da América Latina. “O Bagaço” chegou a ser utilizado pelo ex comandante de Cuba, Fidel Castro, como referência para elaboração de seu artigo sobre os impactos do monocultivo da cana, publicado no jornal oficial Gramma, de Cuba, em 2007.
Serviço:
O que? Documentário “Bagaço”
Quando? Domingo, dia 12 – às 21h
Segunda-feira, dia 23, às 20h30
Onde? TVU/ TV Brasil – Programa Curta Pernambuco – Canal 11
Outras informações:
Comissão Pastoral da Terra – NE II
Renata Albuquerque
Fone: (81) 9663.2716
Ficha Técnica
Sinopse
O documentário Bagaço mostra a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras na indústria da cana em Pernambuco. O vídeo retrata o dia-a-dia do trabalho no corte da cana, as violações de direitos, a destruição ambiental e a inviabilidade de um modelo de produção baseado no latifúndio e na super exploração do trabalho.
Realização:
Comissão Pastoral da Terra
Rede Social de Justiça e Direitos Humanos
Ano: 2006
Duração: 25'
Direção:
Maria Luisa Mendonça
Thalles Gomes
Roteiro:
Marluce Melo
Maria Luisa Mendonça
Plácido Júnior
Tiago Thorlby
Edição:
Hiran Cordeiro
Disponível em legendas:
Português, Inglês, Espanhol, Italiano
Cópias podem ser solicitadas à CPT Nordeste 2 pelo telefone (81) 3231.4445 ou por correio eletrônico