Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O documentário “Bagaço” mostra a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras na indústria da cana-de-açúcar em Pernambuco. Esta é a primeira vez que o vídeo será exibido em canal aberto.

 

O documentário vai ao ar neste próximo domingo, dia 12, às 21h no Programa Curta Pernambuco, da TVU/TV Brasil, canal 11. Além do documentário, o programa apresentará ainda entrevista com Plácido Júnior, da coordenação estadual da Comissão Pastoral da Terra. O documentário será reprisado na segunda-feira, dia 13, às 20h30.

 

Bagaço”

O documentário retrata o dia-a-dia do trabalho no corte da cana, as violações de direitos, a destruição ambiental e a inviabilidade de um modelo de produção baseado no latifúndio e na super exploração do trabalho. Realizado pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e Comissão Pastoral da Terra, o documentário já foi exibido em diversas regiões do país e da América Latina. “O Bagaço” chegou a ser utilizado pelo ex comandante de Cuba, Fidel Castro, como referência para elaboração de seu artigo sobre os impactos do monocultivo da cana, publicado no jornal oficial Gramma, de Cuba, em 2007.

 

 

Serviço:

O que? Documentário “Bagaço”

Quando? Domingo, dia 12 – às 21h

Segunda-feira, dia 23, às 20h30

Onde? TVU/ TV Brasil – Programa Curta Pernambuco – Canal 11

 

Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra – NE II

Renata Albuquerque

Fone: (81) 9663.2716

 

 

 

 

 

 

Ficha Técnica

 

 

 

Sinopse

O documentário Bagaço mostra a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras na indústria da cana em Pernambuco. O vídeo retrata o dia-a-dia do trabalho no corte da cana, as violações de direitos, a destruição ambiental e a inviabilidade de um modelo de produção baseado no latifúndio e na super exploração do trabalho.

 

Realização:

Comissão Pastoral da Terra

Rede Social de Justiça e Direitos Humanos

 

Ano: 2006

 

Duração: 25'

 

Direção:

Maria Luisa Mendonça

Thalles Gomes

 

Roteiro:

Marluce Melo

Maria Luisa Mendonça

Plácido Júnior

Tiago Thorlby

 

Edição:

Hiran Cordeiro

 

Disponível em legendas:

Português, Inglês, Espanhol, Italiano

 

Cópias podem ser solicitadas à CPT Nordeste 2 pelo telefone (81) 3231.4445 ou por correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br