Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Entre os dias 6 e 8 de maio, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) realizou o VIII Seminário de Agroecologia e o VII Seminário de Educação do Campo, que neste ano teve como tema “Agroecologia e educação do campo: da terra de negócio à terra da vida”. O encontro reuniu educadoras e educadores, estudantes, movimentos sociais e comunidades camponesas para refletir, de forma coletiva, sobre os caminhos da agroecologia e da educação do campo.

Setor de comunicação da CPT Nordeste 2/ Imagens: IFPE Barreiros e CPT Equipe Mata Su/PE

 

A programação foi marcada por oficinas, mesas redondas e debates que articularam saberes populares e acadêmicos em torno de temas relacionados à agroecologia e à educação do campo, com reflexões sobre comunidade e educação, consumo alimentar nas escolas do campo, conflitos agrários, cultura camponesa, juventude, clima, além de diálogos inspirados no pensamento de Josué de Castro sobre alimentação e território.

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) participou do seminário, com a presença de agentes pastorais e jovens de comunidades acompanhadas pela CPT na Mata Sul de Pernambuco. No dia 6, o agente pastoral Carlos Felix compôs a mesa de abertura, representando a CPT. No dia seguinte, a CPT contribuiu com reflexões nas mesas “Da terra da cana à terra do pasto: a intensificação dos conflitos e a resistência das comunidades”, com Plácido Júnior, e “Mortes e vidas severinas no século 21”, com Denis Venceslau Benvenuto.

Ainda no dia 7, a CPT acompanhou uma oficina sobre consumo alimentar e escolas do campo, realizada na comunidade de Recondarzinho, no município de Barreiros (PE). Já no último dia, 8 de maio, agentes pastorais e jovens participaram da apresentação de trabalhos produzidos por alunos/as e professores/as sobre os temas que permearam o Seminário.

Para Carlos Felix, o seminário representou um importante momento para reforçar a educação do campo e a agroecologia como saídas estratégias para o cenário de injustiça social que marca o campo brasileiro e nordestino. “Foi muito importante, pois vimos que há muita gente interessada na agroecologia, na educação do campo e na situação fundiária das comunidades camponesas que têm seus direitos violados. Isso mostra que as comunidades não estão sozinhas nessa luta”, destacou.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br