No dia de São José, celebrado na última quarta-feira, 19, cerca de 25 famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais sem-terra ocuparam a Fazenda Capim, localizada na zona rural de Custódia, no Sertão de Pernambuco. O grupo reivindica do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a desapropriação do imóvel para fins de Reforma Agrária. A ocupação conta com o apoio e a solidariedade da CPT que atua na região.
Com informações da equipe CPT Pajeú-Moxotó/PE
A agricultora Zilda Silva, uma das lideranças do grupo, reforça a reivindicação das famílias: "queremos a terra para produzir, porque ela está parada, sem gerar nada", afirma. Os agricultores e agricultoras seguem acampados e desde então vêm realizando diversas atividades coletivas e o plantio de roças. As famílias afirmam que permanecerão mobilizadas até que a desapropriação se concretize.
A data que celebra São José, padroeiro dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, reforça a esperança de dias de justiça e da concretização da Reforma Agrária para as famílias que sonham com um pedaço de terra para plantar e viver.
Imagens: Equipe CPT Pajeú-Moxotó/PE