Na próxima terça-feira, 30, a Comissão Pastoral da Terra em Pernambuco realizará o lançamento estadual da publicação “Conflitos no Campo Brasil 2023”. A atividade ocorrerá a partir das 9h, no auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Recife.
Na ocasião, serão apresentados e analisados os dados da violência no campo e dos conflitos agrários que ocorreram em Pernambuco em 2023, com uma série de detalhamentos sobre os diferentes tipos de violência sofrida pelas populações do campo no estado.
De acordo com o levantamento feito pela CPT, em 2023, os conflitos no campo em Pernambuco atingiram 18.301 pessoas, entre camponeses(as), pescadores(as), trabalhadores(as) rurais, sem-terra, indígenas, quilombolas e outras identidades camponesas. O número representa uma média de cinquenta pessoas por dia afetadas pelos conflitos agrários em Pernambuco em 2023.
Camponeses e camponesas de diversas comunidades do estado de Pernambuco também estarão presentes na ocasião para relatar casos violência, violações de direitos humanos e de luta para enfrentar uma rotina marcada por ataques contra suas vidas e seus territórios.
A participação no evento é aberta ao público e representa uma oportunidade para que a sociedade se mobilize e se informe sobre a situação dos conflitos agrários em Pernambuco e sobre o cenário de negação de direitos, injustiça e desigualdade no qual se encontram milhares de famílias camponesas no estado.
Esta é a 38ª edição da publicação "Conflitos no Campo Brasil", elaborada pelo Centro de Documentação Dom Tomás Balduino, da CPT. Editada pela primeira em 1985, a publicação se tornou referência nacional e internacional e instrumento fundamental de denúncia das violências cometidas cotidianamente contra os povos do campo, das águas e das florestas no Brasil. A publicação contém uma variedade de dados sobre conflitos por terra, água e trabalho, incluindo trabalho escravo e diversas formas de violência contra a pessoa, a ocupação e a posse, além de artigos que oferecem análises aprofundadas sobre os dados levantados.
Serviço:
O quê? Lançamento estadual da publicação "Conflitos no Campo Brasil 2023".
Quando? 30 de julho de 2024, às 9h.
Onde? Auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Recife.