No último dia 30 de novembro, a jovem camponesa e agente pastoral da CPT Edina Maria da Silva foi homenageada pela Câmara Municipal de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, em reconhecimento ao seu compromisso e trabalho com as mulheres camponesas do município. A homenagem foi concedida em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.
Setor de comunicação da CPT NE2
Edina Maria, nascida e criada na comunidade posseira de Barra do Dia, em Palmares, atua na CPT acompanhando mulheres camponesas posseiras que enfrentam ameaças de despejo e os impactos do avanço de empreendimentos da pecuária sobre as terras em que vivem há décadas. Sua atuação tem sido essencial para fortalecer a organização dessas agricultoras e amplificar suas vozes, assegurando que sejam ouvidas em suas lutas pela reforma agrária, pela agricultura camponesa e contra o machismo.
Em suas palavras de agradecimento, Edina Maria enfatizou: "dedico este prêmio a todas as mulheres negras do nosso município, do estado e do país, e a todas as camponesas que têm sido responsáveis pela agricultura camponesa e familiar e que enfrentam a violência contra as mulheres. Dedico a elas porque é de lá de onde venho e ainda estou, com muito orgulho, sendo filha de uma agricultora e agricultor. Hoje estou aqui recebendo uma homenagem e dedico a todas essas mulheres de resistência. Viva as nossas mulheres."
Imagem: Equipe Mata Sul/PE