Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Na próxima segunda-feira, 24, a Comissão Pastoral da Terra em Pernambuco realizará o lançamento estadual da publicação “Conflitos no Campo Brasil 2022”. A atividade ocorrerá a partir das 9h30 no auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Recife. Na ocasião, serão apresentados e analisados os dados da violência no campo e dos conflitos agrários que ocorreram no estado de Pernambuco em 2022. 

Por trás dos números apresentados, está o martírio de famílias, povos e comunidades que vivem uma rotina de ataques contra suas vidas e contra suas terras e territórios. De acordo com o levantamento feito pela CPT, em 2022, os conflitos no campo em Pernambuco atingiram 31.056 camponeses/as, pescadores/as, trabalhadores/as rurais, sem-terra, indígenas, quilombolas e outros povos do campo. O levantamento contém ainda uma série de detalhamentos sobre os diferentes tipos de violências sofridas por essas populações, o que traz à tona o cenário de negação de direitos, injustiça e desigualdade no qual se encontram. 

Esta é a 37ª edição da publicação Conflitos no Campo Brasil, elaborada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) por meio do seu Centro de Documentação Dom Tomás Balduino. Editada pela primeira em 1985, a publicação se tornou referência nacional e internacional e instrumento fundamental de denúncia das violências cometidas cotidianamente contra os povos do campo, das águas e das florestas no Brasil. Na publicação, é possível encontrar dados sobre conflitos por terra, conflitos pela água, conflitos trabalhistas, trabalho escravo, tipos de violências contra a ocupação e a posse e tipos de violência contra a pessoa, como os assassinatos e as ameaças de morte. Também estão disponíveis na publicação diversos artigos e análises dos dados levantados.

Serviço: 

O quê? Lançamento estadual da publicação da CPT “Conflitos no Campo Brasil 2022”

Quando? Segunda-feira, 24 de julho, às 9h30

Onde? Auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) - Av. Conselheiro Rosa e Silva, 950 - Aflitos, Recife - PE

 

Outras informações:

Assessoria de comunicação CPT NE2

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br