Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A partir de hoje até quarta-feira, 24, vinte jovens de comunidades apoiadas pela CPT na Zona da Mata de Pernambuco estarão reunidos em um encontro realizado no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Barreiros. O objetivo da atividade é aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos da juventude sobre a agroecologia, além de proporcionar a troca de experiências e momentos de vivência entre os(as) participantes.

Setor de comunicação da CPT NE 2


“Os(as) jovens são de comunidades que estão em conflito por terra e também em assentamentos da Reforma Agrária”, destaca Carlos Andrade, jovem agricultor e agente da CPT na Mata Sul do estado. Carlos ressalta a importância de conectar essas duas realidades para fortalecer a mística e o enfrentamento ao modelo do agronegócio e aos impactos causados pelo setor sucroalcooleiro na região. “Mesmo diferentes, somos iguais”, ressalta.

Na abertura do encontro, ocorrida nessa manhã, os(as) jovens participaram da roda de conversa “Agroecologia e agronegócio: qual a diferença?”, que tratou sobre os aspectos teóricos desses divergentes modelos de agricultura. Na ocasião, os(as) participantes também puderam relatar os danos causados pelo agronegócio às suas famílias e comunidades e partilhar as suas experiências agroecológicas, verdadeiras ações de resistência ao monocultivo da cana-de-açúcar, tão presente na localidade.

Já durante a tarde, a programação contará com uma série de atividades para que os(as)jovens possam colocar a mão na massa. Serão realizadas oficinas sobre: implantação de Sistemas de Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável (PAIS), com o transplantio de mudas de olerícolas; quintais agroecológicos, com demonstração do banco de germoplasma de macaxeira e cana-de-açúcar; Sistema Gasoso de Controle de Irrigação, Irrigás; Sistema Agroflorestal (SAF), com plantio de leguminosas e poda de manutenção; e sobre Defensivos Naturais para controle de pragas e doenças.

No dia 23, seguem as experiências práticas em agroecologia, com a realização de oficinas sobre produção de melaço de cana-de-açúcar e de rapadura e sobre manejo de animais de pequeno porte. Todas as oficinas contarão com a facilitação de professores e professoras que integram o corpo docente do IFPE, parceiro da CPT nesta atividade. Além dos momentos práticos, o encontro também prevê atividades de integração, diversão e lazer.

Os(as) jovens que participam desse encontro são oriundos das comunidades dos assentamentos Nova Canaã e Chico Mendes, em Tracunhaém; do Engenho Canoinha, em Tamandaré; do Engenho Barra do Dia, em Palmares; do Engenho Fervedouro, em Jaqueira; e do Engenho Roncadorzinho, em Barreiros.

Os Encontros da Juventude Camponesa apoiada pela CPT no estado acontecem de forma frequente e são espaços de celebração, estudo, lazer e troca de experiências que possibilitam a sua articulação e a sua organização no âmbito estadual e nos territórios em que vivem. O objetivo principal dessas ações é valorizar o papel da juventude na luta comunitária por Reforma Agrária e por vida digna no campo.

 

 

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br