Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 

Solidariedade, doação, luta por direitos e união de movimentos, entidades e artistas que atuam em defesa das pautas do campo marcaram a realização do 7º Grito da Terra Pernambuco, nesta segunda-feira (19), com o tema Agricultura Familiar: Cuida da Terra e Alimenta o Mundo. A transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da Fetape foi acompanhada pelos dirigentes sindicais de 174 STRs de todo o estado e parceiros, e teve mais de 3 mil visualizações.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, teve uma participação ao vivo na live juntamente com a vice-governadora, Luciana Santos, o deputado federal Carlos Veras (PT), o deputado estadual Doriel Barros (PT), o dirigente nacional do MST, Jaime Amorim, e a presidenta da Fetape, Cícera Nunes. Na ocasião, o governador falou sobre a Pauta de Reivindicações do Grito da Terra Pernambuco.

“Viemos no 7º Grito da Terra reafirmar nosso compromisso com a pauta que foi entregue ao governo do estado. Vamos executar todo o orçamento que foi aprovado no ano de 2021, principalmente, para o fortalecimento da agricultura familiar. Vamos olhar com atenção sobre as políticas para o homem do campo, para a CNH gratuita”, destacou.

Paulo Câmara também falou sobre a regularização fundiária e os conflitos agrários, um dos eixos da Pauta de Reivindicações. “Temos acompanhado de perto os conflitos na zona da mata e sabemos que a regularização é fundamental”, afirmou o governador.

O governador lembrou ainda do momento de crise política, econômica, sanitária e social em que o país atravessa, principalmente pela ausência do governo federal. Sobre as vacinas contra a Covid-19, Câmara contou que o Consórcio Nordeste fez acordo para adquirir a vacina Sputnik para avançar na vacinação no Estado. Enquanto a vacina não chega para todos e todas, o Brasil chegou a marca de mais de 370 mil mortes pela covid-19. Em Pernambuco, são mais de 13 mil vidas perdidas.

A presidenta da Fetape, Cícera Nunes, enfatizou o papel da luta sindical em propor políticas públicas para melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. “Essa é uma pauta em conjunto com outros movimentos. A agricultura familiar precisa de mais investimento por parte do governo estadual”, pontuou.

Cícera também destacou a importância da solidariedade e da doação de alimentos para famílias que estão passando fome. No Grito da Terra, a Fetape retomou a Campanha Solidária "Agricultura Familiar: Cuida da Terra e Alimenta o Mundo”, que arrecadou cerca de 3 toneladas de alimentos. Alguns alimentos foram doados por famílias agricultoras e assentados e assentadas da reforma agrária acompanhados pela Fetape e Sindicatos, e também adquiridos pela Federação de grupos e associações da agricultura familiar. A campanha também recebeu doação de cestas básicas. 

A Agricultura Familiar em Pernambuco ocupa 51% de terras, com o total de 232.611 estabelecimentos. O Estado é atualmente o que possui a maior rede de feiras orgânicas do Nordeste e o segundo do país. O deputado federal Carlos Veras falou sobre a situação difícil para a população do campo e cobrou a implementação do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAAF). “ O PAA é fundamental, além do PNAE que é para garantir e ajudar na questão da soberania nacional. Enquanto não tivermos novas eleições é com Estados e prefeitos que temos que contar”, disse Veras.

O Brasil tem 19 milhões de pessoas passando fome em meio à pandemia. Sobre a crise, o deputado estadual Doriel Barros apontou a necessidade da participação do governo estadual para superação da crise. “A pauta da Fetape traz pontos como o Chapéu de Palha e o PAA, bem como a CNH gratuita. Precisamos ver mais agricultores e agricultoras sendo contemplados com esses programas”, concluiu.

Para aprofundar a Pauta e debater ações concretas ficou agendada uma reunião com o governador no dia 29 de abril.

Fonte: FETAPE

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br