Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), estiveram reunidos, de modo virtual, na manhã desta quinta-feira, 30, para celebrar a assinatura de um acordo de cooperação técnica. A iniciativa permitirá o desenvolvimento de parcerias em ações de  práticas educacionais, científicas e tecnológicas que privilegiem a troca de saberes e conhecimentos entre a comunidade científica e famílias camponesas acompanhadas pela Pastoral.

Durante a reunião de celebração do acordo, o professor e Reitor do IFPE, José Carlos de Sá, reforçou a disposição do Instituto em fortalecer ações conjuntas que visem à superação dos desafios enfrentados historicamente pelos povos do campo, “que são quem promove o sustento do país e não são lembrados pelos governantes”.

Plácido Junior, agente pastoral da CPT na Mata Norte, ressaltou que a expectativa é a da troca de conhecimento e de saberes. “Historicamente os saberes e conhecimentos camponeses foram subjugados pela ciência". Plácido acredita que essa parceria pode aproximá-los para que  estejam juntos e articulados a serviço da transformação social. Denis Vensceslau, agente pastoral da CPT no Sertão do Pajeú, destacou que o acordo de cooperação ganha ainda mais importância no cenário atual de retiradas de direitos para as populações do campo.

Diversas ações de incentivo e de fortalecimento da comercialização e da produção agroecológica estão previstas no plano de trabalho desenvolvido no âmbito do acordo. Maria Freitas, agrônoma que atua com a CPT na Mata Norte do Estado, destaca a importância da iniciativa, uma vez que “os conhecimentos produzidos pela academia em sua maioria estão voltados para o agronegócio”. Severino Rodrigues, agricultor da comunidade Nova Canaã, em Tracunhaém, também participou do momento e aproveitou a ocasião para afirmar que as comunidades estão de braços abertos para receber alunos, alunas, pesquisadores, pesquisadoras do Instituto. “Vamos discutir, aprender e também passar o que nós sabemos”, complementou.

O momento também foi de partilha da realidade vivida pelas comunidades camponesas no estado. Alanna Oliveira e Eurenice da Silva, agentes pastorais da CPT, apresentaram um breve cenário dos conflitos fundiários e das graves ameaças que assolam famílias e comunidades camponesas no município de Jaqueira, na Zona da Mata Sul, e também na região do agreste do Estado.

A parceria entre a CPT e o IFPE vem desde 2018, com a realização de várias atividades de formação e de trocas de experiências. O acordo de cooperação técnica envolverá comunidades acompanhadas pela CPT no Sertão do Pajeú, no Agreste, na Zona da Mata e no Grande Recife. Além de ações realizadas nas próprias comunidades, também serão realizadas atividades nos campi do IFPE localizados nestas regiões.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br