Um grupo de trabalhadores e trabalhadoras rurais sem-terra ocupou a Fazenda Jaú, localizada no município de Sertânia, sertão de Pernambuco, na manhã do último domingo, dia 22/07/2018. A ocupação de aproximadamente 85 famílias começou logo cedo, às 5h. As famílias estão alojadas em antigas casas da fazenda, na casa sede e em barracas de lona preta, além de já estarem preparadas para iniciar o plantio no local.
Para um dos trabalhadores, Marcos de Moraes, o Nenca, a ocupação é prova do abandono da terra. O grupo pede que a área seja destinada para assentar as famílias agricultoras. Essa foi a primeira vez que a Fazenda Jaú foi alvo de ocupação por parte das famílias que desde 2002 reivindicam do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a vistoria do imóvel. O órgão chegou a visitar a propriedade ainda em 2002 e em 2009, sem, contudo, concluir a vistoria, segundo informações dos trabalhadores e trabalhadoras.
A propriedade fica distante 15km do centro urbano do município de Sertânia e faz divisa com os municípios São José do Umbuzeiro e Zabelê, no estado da Paraíba. Na área, há criação de gado e mil cabeças de bode de proprietários vizinhos. Um homem que se diz gerente da fazenda, o senhor Adriano, esteve no local da ocupação e averiguou a situação. As famílias mantiveram as porteiras da fazenda fechada para que os animais não entrassem na área onde estão acampadas.
Outras informações:
Comunicação Equipe CPT Pajeú - Moxotó
Fone: (87) 98865.5055
Email