Nos dias 09 e 10 de setembro, cerca de cinquenta pessoas participaram do primeiro módulo do Curso Realidade Brasileira (CRB) em Afogados da Igazeira/Sertão de Pernambuco. O curso é construído conjuntamente pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Pajeú/Moxotó, pela Pastoral da Juventude Rural (PJR), FETAPE e pelo Sindicado dos Trabalhadores/as Rurais de Afogados da Ingazeira.
A primeira experiência do curso denominado Realidade Brasileira (CRB) ocorreu em 2001, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), quando dezenas de representantes de movimentos sociais de todo o país reuniram-se para aprofundar estudos teóricos sobre a formação do Brasil. A partir desse primeiro curso surgiram novas turmas em todas as regiões do Brasil.
O CRB se multiplicou e chegou até Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado de Pernambuco, agregando novos grupos e entidades que estão interessados no estudo da realidade brasileira a partir de teóricos e pensadores brasileiros como Sérgio Buarque de Holanda, Paulo Freire, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Celso Furtado, Caio Prado Júnior, entre outros.
O primeiro módulo do CRB na região do Pajeú/Moxotó teve como tema "a economia política brasileira através de suas categorias fundamentais". No sertão do Pajeú, o curso pretende ser uma construção coletiva na forma de escola itinerante de formação na luta por um país justo.
Texto: Denis Venceslau – CPT no Pajeú
Editado por CPT NE2