Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra, em conjunto com trabalhadores e trabalhadoras rurais dos assentamentos do Engenho Prado, lançam na tarde desta quarta-feira, 27/11, Cartilha que relata experiência de luta pela terra na zona da mata de PE: A re-volta dos camponeses e camponesas - A luta e a conquista da terra pelos trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra no Engenho Prado, de 1997 à 2005. O lançamento acontecerá durante a realização do XIII Encontro de Extensão Universitária da UFPE, às 14h, no Clube Universitário, no Campus de Recife.

 

A publicação foi elaborada a partir de um processo de sistematização participativa que envolveu a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e as cerca de 350 famílias dos assentamentos de Nova Canaã, Chico Mendes e Ismael Felipe, localizados no município de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco. O objetivo foi sistematizar parte da experiência vivida por estas famílias, na luta pela conquista das terras do Engenho Prado, onde hoje estão localizados os assentamentos em que vivem.

 

Essas famílias vivenciaram o que pode ser considerado o mais prolongado e violento conflito pela terra na Zona da Mata de Pernambuco nos últimos anos. Revisitar a história, refletir sobre os fatos acontecidos e analisar criticamente os processos vividos, foi um exercício de aprendizagem para a CPT e todos os sujeitos envolvidos.

 

A Cartilha foi elaborada a partir dos próprios depoimentos e redações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Nela, estão contidos o cenário e contexto da Região em que ocorreu o conflito; as lembranças de como as famílias viviam antes do envolvimento com a luta pela terra; a organização para a ocupação do latifúndio; o dia-a dia na ocupação e o processo de organização do acampamento; os momentos de enfrentamento mais emblemáticos que marcaram a vida das famílias; o significado, as transformações e as lições aprendidas a partir da luta e da conquista da Terra. A experiência da luta dos povos dos Prados está repleta de aprendizagens que devem ser disseminadas, como um grande exemplo de ação transformadora, para os povos da terra que se encontram em luta pela garantia de seus direitos.

 

O processo de sistematização participativa durou cerca de dois anos e também foi realizado em mais cinco comunidades camponesas nos estados da Bahia, Pernambuco e Minas Gerais. O resultado será a publicação de uma série de cartilhas que retratam as diversas experiências de luta pela terra e pelo território sistematizada: comunidade de fundo de Pasto Areia Grande e comunidade quilombola Barra de Parateca, no estado da Bahia; comunidade de vazanteiros Pau Preto, em Minas Gerais; comunidades camponesas de Apodi/RN, atingidas por projetos de irrigação, além da comunidade quilombola de Castainho, em Pernambuco.

 

A iniciativa da sistematização faz parte das ações da CPT voltadas para a defesa dos diretos das comunidades tradicionais e conta com o apoio de publicação da Pró-Reitoria de Extensão e a Editora da UFPE. A Cartilha está disponível em versão virtual e em breve será disponibilizada em versão impressa.

 

Para ver a versão virtual da Cartilha, clique aqui.

 

Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra- Regional Nordeste II

Renata Albuquerque

Fone: (81) 9663.2716

 

Plácido Júnior

Fone: (81) 9774.5520

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br