Cerca de 150 famílias de camponeses e camponesas ocuparam na manhã desta quarta-feira, dia 16, a Fazenda Cipó, localizada em meio ao povoado Bonfim, no município de São José do Egito, sertão do estado pernambucano. A mobilização integrou a jornada nacional da Via Campesina em defesa da soberania alimentar, celebrada em todo o mundo nesta dia 16.
As famílias que realizaram a ocupação são oriundas da região de Prata-PB, Monteiro-PB, Ouro velho-PB, Tuparetama-PE, além de São Jose do Egito-PE. Um dos principais objetivos da mobilização foi reivindicar maior empenho dos órgãos federal e estadual para desapropriação de terras no estado, bem como exigir politicias de incentivo à agroecologia e a soberania alimentar das famílias sertanejas, largamente atingidas pelas consequencias da estiagem.
Denis Vensceslau, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), ressalta que a região continua sofrendo os efeitos da estiagem e denuncia a insuficiência das menidas governamentais dos úlitmos anos “que nem de perto garantem a sustentabilidade hidrica das famílias sertanejas”. Para Denis, “a mobilização teve uma repercussão muito positiva entre as famílias que vivem na região e além disso, com entre om todas essas ondas de mobilização no país, os trabalhadores e trabalhadoras rurais do Sertão mostram que o campo e pauta da Reforma Agrária, abandonada pelos governos, precisa ser novamente recolocada em pauta”, ressalta.
Outras informações
Denis Venceslau
Fone: (87) 9964-3438