No último dia 31 de julho, cerca de 300 famílias de agricultores paralisaram a obra de construção da barragem de Serro Azul, localizada no município de Palmares, zona da mata sul de Pernambuco. A manifestação reuniu as famílias moradoras dos Engenho Verde, Canário, União, Pé de Serra e Assentamento Serra dos Quilombos, áreas que foram atingidas diretamente pela Construção da barragem, que iniciou anda em 2011.
Os/as atingidos/as reivindicavam uma Audiência com o Governo do Estado e o INCRA para apresentarem suas reivindicações. Entre os principais pontos, destacam-se o ressarcimento de parte do valor das indenizações para as famílias que não puderam mais plantar e colher desde 2011 e a agilidade no reassentamento das famílias: terra e casa para quem deseja produzir e casa para quem deseja somente a casa. As famílias também exigem a garantia de que uma comissão de atingidos pela barragem possam acompanhar todo o processo de reassentamento das famílias.
A paralisação teve início às 7h da manhã, mas somente às 14h30 o ouvidor da secretaria de recursos hídricos e energéticos, Jorge Araújo, chegou para negociar com os/as atingidos da barragem. O ouvidor se comprometeu em apresentar as reivindicações dos/as atingidos aos órgãos e pessoas competentes e dar uma resposta as solicitação para a comissão representante dos atingidos/as no dia 07 de agosto de 2013. As obras foram liberadas no fim da tarde.
Imagens:
Sandra Leoni
Imagens: Sandra Leoni