A Fazenda Tapera, localizada no município de Custódia - sertão de Pernambuco - foi ocupada nesta quinta-feira, dia 11 por cerca de 100 famílias de trabalhadores rurais sem terra. A ação esteve em sintonia com as mobilizações que ocorreram em todo o pais no dia nacional de lutas, organizado pelas Centrais Sindicais e por movimentos sociais do campo e da cidade. As famílias reivindicam a desapropriação da área para fins de Reforma agrária e alertam os órgãos competentes de que as terras do imóvel - um complexo de aproximadamente 9 mil hectares pertencentes ao Estado - teriam passado por processo de grilagem.
“Essa ocupação é legítima e ocorre em uma área improdutiva que deve ser destinadas para as famílias de trabalhadores rurais sem terra. Nós estamos aqui para dizer aos Governos que Reforma Agrária é viável e necessária”, afirmou Manoel Gomes dos Santos, 55, agricultor.
Os trabalhadores ocuparam uma parte do complexo da Tapera, a Fazenda Numerianos, que pertencia à antiga Usina de Caruá, mas que hoje está nas mãos do proprietário Clodoaldo de Freitas e Aristóteles Ferreira de Freitas. A propriedade está localizada na zona rural de Custódia e é cortada pelo Canal da Transposição do Rio São Francisco. Faz limite com Riacho do Navio, em Floresta, Poço da Volta, em Custódia, e Ibimirim.
Outras informações:
Comissão Pastoral da Terra - Equipe do Pajeú
Fone: (87)3838.1964