Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O acampamento feito por 500 trabalhadores e trabalhadoras rurais assalariados no portão de entrada da Usina Cucaú, localizada no município de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul do estado, na manhã de ontem (15), resultou em avanços nas negociações da categoria com a indústria. Entre os compromissos assumidos pelos patrões, está o pagamento das rescisões contratuais dos efetivos, em duas parcelas: a primeira, de 40%, que deve ser paga hoje (16); e os 60% restantes, com prazo para o dia 20 de setembro deste ano. Os termos das rescisões terão essa ressalva, para efeito legal. Com a anulação do contrato em mãos, os/as canavieiros/as poderão se dirigir aos seus Sindicatos para efetivar as devidas homologações, garantindo o acesso ao seguro-desemprego.

 

Os trabalhadores sazonais (safristas que trabalham por contrato temporário) já receberam o pagamento de 30% do valor da indenização, no dia três de maio. Assim, ficou agendado para o dia 24 deste mês, o pagamento de mais 50%, e para o mês de junho, os 20% restantes.

 

Enquanto os manifestantes permaneciam no portão da Usina, uma comissão formada pela Fetape, dirigentes sindicais e 40 trabalhadores/as rurais dos municípios de Ribeirão, Gameleira, Escada, Água Preta, Rio Formoso, Barreiros, Tamandaré e Sirinhaém passou todo o dia de ontem negociando com representantes da Usina.

 

Logo no início da reunião, pela manhã, a empresa assumiu o compromisso de realizar imediatamente o depósito da quinzena e das férias atrasadas. Já o pagamento do período quinzenal a vencer, será feito nesta sexta-feira (17).

 

O diretor de Política Salarial da Fetape, Paulo Roberto, que participou da manifestação, avalia como importante o resultado das negociações, por ter contemplado tanto os trabalhadores que continuam na ativa, quanto os que foram demitidos. “Mesmo não sendo o ideal, saímos com compromissos assumidos por parte da indústria, que a gente espera que sejam cumpridos. Caso haja algum descumprimento, deixamos bem claro que voltaremos a acampar”.

 

Na avaliação do vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tamandaré, Reginaldo da Silva, o que contribuiu para o resultado positivo das negociações foi a ação integrada entre a Fetape, o conjunto dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e os canavieiros. “Foi um momento importante para fortalecer a luta sindical rural na região. A adesão dos quinhentos manifestantes aqui, só mostrou a nossa força”.

A Usina Cucaú emprega cerca 2.500 trabalhadores e estava há 60 dias sem cumprir com os acordos trabalhistas assumidos durante reuniões com a Comissão de Negociação, formada pela Fetape e dirigentes sindicais da região.

fonte: www.fetape.org.br

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br