Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Nesta quarta-feira, dia 11, cerca de 30 famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra reocuparam a Fazenda Cedro Branco, localizada no município de Iguaracy, sertão do estado de Pernambuco. A Fazenda, de 786 hectares pertencia ao proprietário Antônio de Sousa Filho e foi desapropriada para fins de Reforma Agrária em dezembro de 2008. Entretanto, até o momento o Incra não se imitiu na posse da área.

 

As famílias reivindicam agilidade no processo de imissão na posse pelo Instituto para que a área possa ser, enfim, destinada para a criação de assentamento na região. De acordo com Sandreildo dos Santos, da Comissão Pastoral da Terra, a fazenda em questão já foi alvo de várias ocupações de grupos de sem terra em anos anteriores. Em algumas destas ocasiões, destaca Sandreildo, as famílias foram vítimas de ações violentas como expulsões e queima dos barracos.

 

Decreto de desapropriação da Fazenda Cedro Branco

 

“Fica declarado de interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural denominado “Fazenda Cedro Branco", com área registrada de setecentos e oitenta e seis hectares, e área medida de setecentos e oitenta e seis hectares, oitenta e dois ares e sessenta centiares, situado no Município de Iguaracy, objeto da Matrícula no 2.604, ficha 01, Livro 2, do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Afogados da Ingazeira, Estado de Pernambuco (Processo INCRA/SR-03/ decreto/08| Decreto de 8 de dezembro de 2008)

 

Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra - Pajeú

Sandreildo dos Santos

Fone: (87) 9995.4469

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br