Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) será uma das organizações sociais do campo homenageadas na Cerimônia de comemoração dos 50 anos de existência da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura de Pernambuco, a FETAPE. A homenagem será realizada na noite de deste sábado, dia 1/12, a partir das 20h, no Centro de Convenções, em Olinda/PE.

 

Na ocasião, a CPT, assim como várias organizações sociais que atuam no campo em Pernambuco, serão homenageadas pela contribuição e atuação ao longo da história, junto aos trabalhadores e trabalhadoras rurais e movimento sindical rural, na luta pela garantia de direitos, dignidade e emancipação humana e pela Reforma Agrária no estado.

 

Além das homenagens às organizações do campo, outras atividades estão sendo realizadas no Centro de Convenções, em Olinda, para celebrar os 50 anos de existência da Federação, como exposição da história do movimento sindical rural no estado, apresentações culturais e feira da agricultura camponesa.

 

Aproximadamente 800 trabalhadores e trabalhadoras rurais estão reunidos no local para participarem do evento, que também é marcado por reivindicações e denúncias contra a atual situação de violações de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e pelo enfrentamento às consequências da seca que castiga o estado. As atividades acontecem desde ontem, dia 30, e se encerrarão neste domingo, dia 02.

 

Veja abaixo Mensagem do Padre Thiago Thorlby para a celebração dos 50 anos da FETAPE:

 

Cinquenta anos da FETAPE: vem logo à mente, fatos e atos... pessoas e proezas... e também vem logo ao coração memórias - memórias que re-criam a FETAPE, a FETAPE construída em cima de sangue, suor e lágrimas:
 

O sangue dos mártires, mulheres e homens, conhecidos e desconhecidos que cumpriram o Maior Mandamento;

 

O suor dos trabalhadores, mulheres e homens, na labuta para construir a Nova Terra Partilhada, o Novo Solo Solidário;

 

As lágrimas de tristeza e também de alegria na Caminhada de fazer acontecer paz na terra às mulheres e aos homens de boa vontade.


Celebrar estes cinquenta anos da FETAPE é grito de jubileu, é fé no caminho de Êxodo.

 

 

 

 

Outras informações:

Comissão Pastoral da Terra – Regional Nordeste II

Renata Albuquerque

Fone: (81) 9663.2716

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br