Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Na tarde desta sexta-feira, dia 26, um trabalhador foi gravemente ferido na obra de contenção da barragem de Serro Azul, município de Palmares, zona da Mata de Pernambuco. De acordo com informações do local, o trabalhador operava a maquina que recolhia os pedregulhos fruto de uma explosão de dinamites que ocorreu no início da tarde de hoje, as 12h. Entretanto, uma das bananas de dinamite, que havia ficado intacta, só explodiu no momento em que o trabalhador retirava os pedregulhos, ferindo-o gravemente e destruindo a dianteira da máquina. O acidente aconteceu por volta das 15h30, na obra do Governo do Estado que está sendo executada pelo Consórcio CMT Engenharia e Triunfo Construtora.

 

As informações foram repassadas e denunciadas à Comissão Pastoral da Terra e às Irmãs Catequistas Franciscanas por moradores que vivem no entorno da obra. As organizações que receberam a denúncia estão apurando e acompanhando o caso. Até o momento, não há informações sobre a identidade, o estado de saúde do trabalhador e nem o Hospital em que ele foi atendido. A polícia local interditou o acesso e impediu que fossem registradas imagens do local. Outras informações sobre o acidente, em breve.

 

As explosões da obra da barragem de Serro Azul acontecem frequentemente ao 12h desde o mês agosto. Além dos trabalhadores que atuam na obra, os perigos de acidentes se estendem também aos agricultores e agricultoras que vivem dentro da área da barragem, como as famílias do Engenhos Canário e Engenho Verde que, enquanto aguardam o reassentamento e a solução das indenizações, sofrem com os impactos e riscos da obra.

 

Contatos no local:

Comissão Pastoral da Terra

Geovani Leão

Fone: (81) 8501.3935

 

Irmãs Catequistas Franciscanas

Irmã Sandra Leoni

Fone: (81) 9654.1537

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br