Aconteceu hoje (28/11), em João Pessoa (PB), uma reunião com lideranças das comunidades camponesas acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), para avaliar as atividades desenvolvidas pela pastoral ao longo do ano de 2023.
O encontro teve início logo de manhã com um momento de mística e oração, que foi seguido por uma análise de conjuntura conduzida pelo Padre Wellegton Jean, da Arquidiocese da Paraíba.
Grupos de estudos foram divididos por região: Várzea, Vale, Agreste e Litoral. A intenção é de que as próprias comunidades tragam o seu olhar crítico e sugestões, a respeito das atividades desenvolvidas.
Os grupos foram estimulados a responder perguntas e expor suas opiniões sobre temas como o que mais chamou a atenção em 2023: na política, na igreja, na economia, na produção, nos conflitos do campo e na própria atuação da CPT.
Também foram perguntados sobre suas maiores dificuldades, as mudanças positivas e negativas identificadas nas comunidades, sobre os acertos e falhas do trabalho da CPT, sobre como podemos melhorar e sobre os desafios e oportunidades que enxergam para o ano que está por vir.
Este é um momento importante de escuta das vozes que são a razão da existência do nosso trabalho: os povos do campo, das florestas e das águas.
As informações coletadas servirão como base de reflexão para a condução do encontro de avaliação anual da equipe de coordenação, que se dará nos próximos dois dias, bem como para o planejamento das ações de 2024, a fim de que estejam de acordo e caminhando lado a lado com as demandas, sugestões e necessidades trazidas pelas próprias lideranças das comunidades.
Foto: Equipe CPT João Pessoa (PB)