Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O dia amanheceu e a notícia da partida de Seu Zuza fez o céu ficar cinza e verter lágrimas em sua homenagem.

 A Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2 (CPT NE2) vem, tristemente, lamentar a partida do agricultor José Antônio da Silva, Seu Zuza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Itabaiana e presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Urna (PB). 

Seu Zuza nasceu em 26 de abril de 1951. Natural de Timbaúba (PE), era assentado da Reforma Agrária no Assentamento Urna (parte do grande imóvel Rural Fazenda Alagamar), no município de Itabaiana (PB). Um homem simples, trabalhador, bom marido, bom pai, bom avô e um bom companheiro. Era casado com Maria da Luz Pereira da Silva e pai de sete filhos, sendo quatro homens e três mulheres.

Seguindo Padre João Maria, iniciou sua militância na Comissão de Promoção Humana, criada por Dom José Maria Pires em 1973. Participou da Assembleia de fundação da CPT Nordeste 2 em 1988, foi membro da coordenação diocesana da CPT e atuou na equipe de João Pessoa até 2010, tendo vivenciado um dos períodos mais difíceis das lutas pela terra na Paraíba sem nunca se curvar à truculência do latifúndio.

Agricultor consciente, foi tesoureiro e secretário da Associação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do Assentamento Urna por vários anos.  Já no Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Itabaiana, foi secretário por quatro mandatos e Presidente por três vezes. Eleito em 2018, era o atual Presidente com mandato até junho de 2022. Quem teve a honra de partilhar o cotidiano com Seu Zuza conviveu com um ser humano incrível, sereno, discreto, prudente, corajoso. Um lutador incansável, sempre de bom humor e com um sorriso acolhedor. Seu Zuza dedicou sua vida à luta pela Reforma Agrária e por melhor qualidade de vida da mulher e do homem do campo.

A terra e a luta pela Reforma Agrária perdem um grande lutador. Os céus acolhem um bom filho.

Nossa solidariedade e pesar aos familiares, amigos, amigas, companheiros e companheiras de luta e do Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras de Itabaiana. Nós da CPT NE 2 só temos a agradecer a Deus pela vida, pelo serviço e pela dedicação incansável de Seu Zuza à luta por justiça e pela construção do Reino de Deus na Terra. Somos profundamente gratos e gratas pelo companheiro e amigo que Seu Zuza foi para nós.

 Que o Deus da vida e da justiça o acolha em seus braços.

 24 de setembro de 2021

 Comissão Pastoral da Terra Regional Nordeste 2

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br