Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Famílias do acampamento Antônio Pinto, situado no Engenho Retirada, em Caaporã (PB), paralisaram mais uma ação de degradação ambiental realizada na área. Desta vez, os agricultores e agricultoras surpreenderam uma equipe efetuando extração ilegal de areia no local. O crime ocorreu na última terça-feira, 29. Essa é a segunda vez em menos de 10 dias que camponeses do acampamento denunciam à CPT práticas de degradação ambiental promovidas por terceiros na localidade.

De acordo com as famílias, um operador de máquina pá carregadeira estava iniciando o transporte da areia quando se deparou com as famílias do acampamento. Na ocasião, a Polícia Militar foi acionada. Segundo informado, não foi apresentado qualquer autorização ou licença para a extração da areia. As famílias exigiram que os homens devolvessem o material extraído para o local de origem e consertasse a escavação feita.

Sobre o imóvel: O Engenho Retirada possui aproximadamente 700 hectares e é ocupado por 60 famílias desde 2012, quando a usina Cruangi paralisou suas atividades. Sem garantia do recebimento dos direitos trabalhistas, agricultoras e agricultores ex-funcionários da usina ocuparam o imóvel e substituíram o plantio de cana-de-açúcar pela agricultura familiar. Atualmente a área possui plantação de feijão, macaxeira, inhame, batata-doce, frutas e hortaliças que abastecem as feiras de Goiana (PE), Caaporã, Alhandra e as feiras agroecológicas em João Pessoa (PB). As famílias cobram do Incra a desapropriação da área para fins de Reforma Agrária.

A luta pela terra no acampamento Antônio Pinto vem junto com outro componente: a luta pela preservação ambiental. As famílias sem-terra vêm desenvolvendo atividades de preservação do meio ambiente, como ações de reflorestamento e de preservação das nascentes e dos rios. Com o apoio da CPT, os agricultores e agricultoras têm fortalecido essas iniciativa de defesa do que, na Lautado Si, o Papa Francisco chama de Casa Comum.

Equipe CPT João Pessoa (PB)

Edição: setor de comunicação da CPT NE2

Imagens: Famílias surpreendem homens com máquinas efetuando extração ilegal de areia no acampamento Antônio Pinto, em Caaporã (PB). Foto: CPT João Pessoa (PB)






 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br