Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Entre os dias 8 e 12 de março, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) na Arquidiocese de João Pessoa e mulheres camponesas da região doaram 16 toneladas de alimentos agroecológicos para 500 mulheres que vivem nas periferias dos municípios de Jacaraú, Curral de Cima, João Pessoa, Sapé e Juarez Távora, na Paraíba. A ação ocorreu em alusão ao Dia Internacional de Luta das Mulheres.

As mulheres e suas famílias receberam cestas com diversos alimentos saudáveis, de grande valor nutricional. Mel de abelha, leite, batata doce, polpa de frutas, laranja, limão, banana, jaca, abacate, mamão, macaxeira, inhame, coco verde e seco, tomate, alface, couve, cebolinha, coentro, goma de mandioca, bolos, pão caseiro e jerimum foram alguns dos alimentos doados. Toda essa produção veio de mulheres camponesas que participam de Organizações de Controle Social - feiras agroecológicas -, que se mobilizaram com o intuito de partilhar os dons da terra com mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade naqueles municípios.

Para a distribuição dos alimentos, a CPT contou com a participação e mobilização de movimentos de mulheres, movimentos sociais, cooperativas, associações comunitárias, além da Pastoral da Criança e de outras pastorais sociais. Essa é mais uma ação de solidariedade realizada em conjunto pela CPT e por comunidades camponesas e instituições parceiras solidárias neste tempo de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Vera Lúcia, presidente da Associação de Mulheres Feministas de Juarez Távora, recebeu as doações que serão distribuídas para mulheres do município. Na ocasião, ela reforçou a importância do gesto que vai “beneficiar as mulheres da periferia que estão necessitadas”. Vera agradeceu a solidariedade: “só temos a agradecer pela doação que veio nos ajudar muito, agradecemos à CPT e às produtoras rurais por essa dedicação, consideração e respeito às mulheres urbanas”.

“Se o campo não planta a cidade não janta”

Viva a Luta das Mulheres do Campo e da Cidade.

Com informações: CPT João Pessoa (PB)

 

Imagens: equipe CPT João Pessoa (PB)

 

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br