Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

“Resistência e vida no Semiárido!”. Com esse lema, a entidade de assessoria à Agricultura Familiar em transição agroecológica (Patac) festejou na sexta-feira, dia 31, seus 50 anos de existência e de trabalho ligados às questões sociais, urbanas e camponesas. O encontro com famílias agricultoras, parceiros, colaboradores e amigos aconteceu na feira agroecológica de Soledade/PB.

O evento foi iniciado às 8h, com uma mística na Praça central da cidade, com a benção dos alimentos produzidos pelas famílias agricultoras do Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar, principal parceiro do Patac no território do Cariri, Seridó e Curimataú, na Paraíba.

Logo após a benção, os/as participantes seguiram em cortejo para o Clube Recreativo da cidade, onde foi realizado uma solenidade celebrativa, com a reconstituição da trajetória histórica desses 50 anos, através de depoimentos de pessoas que construíram essa história. Na ocasião, também foi lançado o selo comemorativo dos 50 anos da entidade.

A entidade, que faz parte da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA PB) e da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), possui uma trajetória que tem contribuído para transformação na vida de milhares de famílias e organizações, apoiadas ao longo desses 50 anos, favorecendo o processo de transição agroecológica das comunidades, municípios e territórios onde tem atuado.

Durante todo o ano de 2020, o Patac realizará momentos comemorativos e de formação com a temática da trajetória dos seus 50 anos. 

 

Fonte:  PATAC Paraíba

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br