A Comissão Pastoral da Terra da Arquidiocese da Paraíba recentemente tem participado de inúmeras celebrações nas comunidades camponesas e assentamentos em comemoração aos 30 anos da CPT Nordeste 2. É perceptível o sentimento de gratidão dos camponeses para com a CPT.
A memória da luta pela terra, as conquistas, os mártires da terra, bem como os/as agentes pastorais e trabalhadores/as rurais, que ao longo desses 30 anos dedicaram suas vidas e se engajaram nas ações pastorais, estão sendo a base para as místicas das celebrações nas comunidades.
Durante as celebrações festivas, os camponeses e camponesas expressam claramente o sentido de pertença e identificação com a Pastoral. Ofertam seus instrumentos de trabalho e os frutos da terra, grandes símbolos místicos para a CPT. Também relembram suas conquistas, o que encoraja as famílias a enfrentarem os desafios atuais.
Todas as celebrações nas comunidades estão acontecendo em preparação para o significativo ato público que celebrará os 30 anos da CPT NE 2 no dia 13 de agosto de 2018, em frente à Catedral Nossa Senhora das Neves, na cidade de João Pessoa/PE.
Confira as celebrações já realizadas:
24 de abril de 2018:
Em João Pessoa PB, camponeses relembram as conquistas e desafios da luta ao longo dos 30 anos de atuação da CPT.
01 de maio de 2018:
Na região várzea, comunidades se encontram no Assentamento Dona Helena para festejar o dia do trabalhador e da trabalhadora e a abertura das comemorações aos 30 anos da CPT NE 2 com muita música e ciranda.
26 de maio de 2018:
Acampamento Paraíso de Mogeiro celebra a colheita dos frutos da terra e os 30 anos da Comissão Pastoral da Terra NE 2.
27 de maio de 2018:
Na região do Vale do Mamanguape, camponeses e camponesas de diversas comunidades celebram a conquista da terra, com festa e oração.
03 de junho de 2018:
Em reunião de áreas de conflitos camponeses fazem memória dos agentes da CPT e trabalhadores/as que tombaram na luta pela terra.
04 de junho de 2018:
Partilha de alimentos na celebração realizada no Acampamento Antônio Pinto.
11 de junho de 2018:
Frei Anastácio e agentes da CPT celebram no Acampamento Marinas do Abiaí.
16 de junho de 2018:
Famílias do assentamento Dona Helena celebram as festividades do padroeiro Santo Antônio com procissão, missa e forró. Na ocasião, as famílias também festejaram os 30 anos da CPT NE 2.
26 de junho de 2018:
Mais de 60 camponeses e camponesas de comunidades em situação de conflito realizaram uma celebração e fizeram a memória das conquistas alcançadas ao longo das três décadas de atuação da CPT NE 2.
Fonte: Equipe de CPT João Pessoa