Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

 A Comissão Pastoral da Terra da Arquidiocese da Paraíba recentemente tem participado de inúmeras celebrações nas comunidades camponesas e assentamentos em comemoração aos 30 anos da CPT Nordeste 2. É perceptível o sentimento de gratidão dos camponeses para com a CPT.

A memória da luta pela terra, as conquistas, os mártires da terra, bem como os/as agentes pastorais e trabalhadores/as rurais, que ao longo desses 30 anos dedicaram suas vidas e se engajaram nas ações pastorais, estão sendo a base para as místicas das celebrações nas comunidades.  

Durante as celebrações festivas, os camponeses e camponesas expressam claramente o sentido de pertença e identificação com a Pastoral. Ofertam seus instrumentos de trabalho e os frutos da terra, grandes símbolos místicos para a CPT. Também relembram suas conquistas, o que encoraja as famílias a enfrentarem os desafios atuais.

Todas as celebrações nas comunidades estão acontecendo em preparação para o significativo ato público que celebrará os 30 anos da CPT NE 2 no dia 13 de agosto de 2018, em frente à Catedral Nossa Senhora das Neves, na cidade de João Pessoa/PE.

 

Confira as celebrações já realizadas:

 

24 de abril de 2018:

Em João Pessoa PB, camponeses relembram as conquistas e desafios da luta ao longo dos 30 anos de atuação da CPT.

  

 

 

 

01 de maio de 2018:

Na região várzea, comunidades se encontram no Assentamento Dona Helena para festejar o dia do trabalhador e da trabalhadora e a abertura das comemorações aos 30 anos da CPT NE 2 com muita música e ciranda.

  

 

 

26 de maio de 2018:

Acampamento Paraíso de Mogeiro celebra a colheita dos frutos da terra e os 30 anos da Comissão Pastoral da Terra NE 2.

  

 

 

 

 

27 de maio de 2018:

Na região do Vale do Mamanguape, camponeses e camponesas de diversas comunidades celebram a conquista da terra, com festa e oração.

  

 

 

 

03 de junho de 2018:

Em reunião de áreas de conflitos camponeses fazem memória dos agentes da CPT  e trabalhadores/as que tombaram na luta pela terra.

  

 

 

 

 

 04 de junho de 2018:

Partilha de alimentos na celebração realizada no Acampamento Antônio Pinto.

  

 

 

 

 

11 de junho de 2018:

Frei Anastácio e agentes da CPT celebram no Acampamento Marinas do Abiaí.

 

 

 

 

 

 

16 de junho de 2018:

Famílias do assentamento Dona Helena celebram as festividades do padroeiro Santo Antônio com procissão, missa e forró. Na ocasião, as famílias também festejaram os 30 anos da CPT NE 2.

  

 

 

 

26 de junho de 2018:

Mais de 60 camponeses e camponesas de comunidades em situação de conflito realizaram uma celebração e fizeram a memória das conquistas alcançadas ao longo das três décadas de atuação da CPT NE 2.

 

 

 

Fonte: Equipe de CPT João Pessoa

 

 

 

 

 

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br