Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Camponeses e camponesas que produzem alimentos agroecológicos no sertão paraibano participaram, no último dia 08/08, de sessão especial na Câmara Municipal de Cajazeiras, na Paraíba. O objetivo da atividade foi discutir os principais desafios para a expansão da produção agroecológica e a necessidade de ampliação de feiras livres que comercializem alimentos livres de agrotóxicos na cidade.

Além de representantes da sociedade civil e de dezenas de trabalhadores/as rurais, um grupo de jovens da Alemanha, que vieram ao Brasil para trocar experiências com camponeses acompanhados pela CPT, também esteve presente na sessão. Na ocasião, os parlamentares se comprometeram em contribuir a pauta da ampliação do cultivo agroecológico apresentada pelos/as agricultores/as.

No município, algumas experiências de feiras que ofertam alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, já estão se consolidando, como a Feira Agroecológica da Praça Cristiano Cartaxo, no Centro. No entanto, os/as camponeses/as apontaram que é preciso avançar muito mais no incentivo à produção desses alimentos e também ampliar os espaços de oferta da produção agroecológica, que também são importantes para estreitar e fortalecer o diálogo entre o/a camponês/a e a população que busca alimentos saudáveis.

 

CPT NE2, com informações do www.diariodosertao.com.br

Imagem:  www.diariodosertao.com.br

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br