Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Entre os dias 30 e 31 de outubro, o MST realiza o 1º Fórum dos Assentamentos do Sertão da Paraíba. A atividade acontece no município de Patos e é promovida pela Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos da Reforma Agrária da Paraíba (COOPTERA). 

O quórum é formado pelos agricultores (as) dos assentamentos José Moreira da Silva, Mata Verde, Nova Vida I e II, Nossa Senhora Aparecida, Nova Conquista, Tubarão, Campo Comprido, São Vicente e técnicos (as) da Ates que atuam nos municípios de Taperoá, Diamante, Condado, Aparecida, Várzea e Patos, localizados na região do alto e médio sertão. 



Questões sobre desenvolvimento dos assentamentos, organicidade, dívidas, crédito, estiagem e principalmente as questões relacionadas ao enfrentamento da seca estão na pauta do Fórum. 

“Estamos aqui debatendo com nossos assentados e técnicos o melhor modo de organizar nossos assentamentos para superar as dificuldades encontradas”, declarou Dilei Schiochet, da direção estadual do MST. Dezoito técnicos atuam no sertão assistindo as famílias assentadas.

Para Adão, assentado em Mata Verde, no município de Diamante, o Fórum é importante principalmente para discutir acerca da permanência da juventude no campo. “Eu tenho 63 anos e infelizmente nenhum filho meu quer seguir na agricultura”, declarou o assentado.

Por conta de problemáticas como esta que o MST da Paraíba e a assistência técnica desenvolvida em seus assentamentos estão se debruçando sobre a conjuntura atual da Reforma Agrária. “A assistência técnica tem que extrapolar o discurso e ter a prática, porque a prática é o critério da verdade”, afirmou Dilei.

A COOPTERA, entidade que promove o evento junto com o MST, atua desde 1999 e, em março de 2011, começou a desenvolver trabalhos específicos com assentamentos do MST dando assistência técnica, social e ambiental. 

A cooperativa atende 38 assentamentos com mais de 2.500 famílias na Paraíba, entre Curimataú, Borborema, Brejo, Cariri e Alto e Médio Sertão paraibanos.

 

Da Página do MST

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br