Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

A Comissão Pastoral da Terra em Alagoas realizou, entre os dias 16 e 17 de maio, um encontro de formação para lideranças camponesas de Alagoas, na Casa dos Irmãos Marista, em Barra de São Miguel.

O evento reuniu 62 lideranças de assentamentos e acampamentos acompanhados pela CPT no litoral, sertão e região da mata de alagoas. Para Carlos Lima, coordenador da CPT, a atividade alimentou a fé e fortaleceu a luta por uma terra nova. “Esse encontro foi destinado aos militantes que defendem uma causa, um ideal de mundo novo. Foram dois dias dedicados a estudar e refletir sobre o evangelho e a nossa luta por uma sociedade nova e melhor”, afirmou Lima.

Na programação, os camponeses e camponesas discutiram sobre a luta pela terra a partir da leitura bíblica e teológica e a história da luta pela terra em Alagoas. O encontro contou com a participação do Padre Manoel Henrique, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Tabuleiro Novo. Para o religioso, Deus não está apenas na Igreja, está também na luta dos pobres por justiça. Seus ensinamentos são acima de tudo a defesa da vida em comunhão e do amor ao próximo. “Deus não escreveu mandamentos, ele escreveu ensinamentos. Seu decálogo significa dez palavras para uma vida em aliança, uma vida em sociedade e em comunidade”, explicou o Padre.

Os camponeses presentes mostraram que entenderam bem a mensagem do pároco. “Se eu preservo a vida, eu guardo os ensinamentos de Deus. Além disso, temos a obrigação de ensinar esses ensinamentos aos mais jovens. Nossos filhos precisam aprender nossas músicas e nossa luta para assim conseguirmos continuar a preservar a vida”, afirmou Maria Rita, do assentamento Dom Helder Câmara, Murici.

 * Fonte: CPT Alagoas/ Editado por setor de comunicação CPT NE 2

Imagem: CPT Alagoas

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br