Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

O assentamento Santo Antônio, localizado em Major Isidoro, recebeu na manhã desta segunda-feira, 16 de janeiro, um trator para servir à produção camponesa na região. A máquina fez parte do conjunto de 23 tratores, seis caminhões isotérmicos e outros 59 itens doados pelo governo de Alagoas, principalmente, a Prefeituras da região sertaneja.

O assentamento acompanhado pela Comissão Pastoral da Terra foi uma das únicas organizações de trabalhadores contempladas com o investimento de R$ 4,6 milhões. O recurso foi angariado através de emendas parlamentares do senador Benedito de Lyra e do deputado federal Paulão.

Para Carlos Lima, coordenador da CPT/Alagoas, o trator só foi destinado ao assentamento Santo Antônio devido à luta dos camponeses. “A máquina é uma conquista de uma luta coletiva, nós estivemos na Secretaria de Agricultura por três vezes, ocupamos duas vezes, e um dos pontos da pauta era a aquisição de tratores. A gente fica feliz com essa aquisição e vamos continuar lutando, fazendo novas atividades para que os trabalhadores possam ter uma vida melhor a partir do uso da tecnologia auxiliando numa agricultura responsável, sem uso de agrotóxicos, e que gere renda para aqueles que lutaram pela reforma agrária”, declarou Lima.

A presidenta da Associação Comunitária do Assentamento Santo Antônio em Major Isidoro, Fábia Silva, afirmou que o trator doado auxiliará no preparo da terra para o plantio de milho, feijão e palma; além de limpar a barragem, que acumula a lama no período de estiagem.

O camponês Marciano Ferreira Balbino espera que, com o trator, a produção do assentamento cresça com o uso da máquina, já que a terra do sertão é muito seca e o poder público se mostrava insuficiente para os trabalhadores. “O trator da Prefeitura sempre chega atrasado, deixa os assentamentos para o final. Ano passado, o milho que a gente plantou não cresceu. Agora, toda vez que tiver chuva, é só colocar o trator em funcionamento. Com fé em Deus, vamos aumentar a produção e melhorar de vida”, afirmou o camponês.

A associação do Assentamento Santo Antônio garantiu ainda que a máquina estará à disposição de outras famílias camponesas do sertão alagoano e que será criado um fundo entre os camponeses para a manutenção do trator.

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br