Entre os dias 18 a 20 de julho de 2016, a Comissão Pastoral da Terra traz à Maceió mais de 120 lideranças camponesas para a sua 27ª Assembleia Estadual. Com o tema “faz escuro mais eu canto”, o evento ocorre nas dependências do Estádio Rei Pelé.
A abertura está marcada para às 14h da segunda-feira e deve contar com a presença de representantes de Pastorais da Igreja Católica, Sindicatos e Movimentos Sociais. Na ocasião, será entregue o Certificado ao Acampamento Destaque e o Prêmio Dom Helder – homenagem àqueles que no último ano tiveram notoriedade em sua contribuição à luta pela terra.
A assembleia é realizada anualmente com representantes de 40 assentamento/acampamentos do litoral, sertão e região da mata para debater a organização da pastoral, a luta pela terra e planejar as atividades para o próximo período.
“O momento atual do país exige de nós compromisso com a causa dos empobrecidos. Se a reforma agrária já deixava a desejar em governos passados, agora há um verdadeiro desmonte do MDA e do INCRA com clara intenção de preservar o latifúndio e deter qualquer manifestação favorável a democratização do uso da terra”, afirmou Carlos Lima, coordenador da Comissão Pastoral da Terra.
No dia 20 de julho, os camponeses encerram o evento com a aprovação da Carta da 27ª Assembleia Estadual e iniciam uma série de mobilizações na capital em defesa da reforma agrária e da justiça social.
Acampamento Destaque
Todos os anos, os camponeses em luta pela terra recebem durante a realização da Assembleia o reconhecimento da CPT e de seus companheiros, através de um Certificado. Este ano, o Assentamento Padre Cícero (Água Branca) ganha o certificado destaque pelo trabalho coletivo realizado na área de resgate cultural e religioso. "Eles demonstraram um grande espírito de coletividade, realizando mutirões para recuperar a capela e outros espaços comuns do assentamento", enfatizou o coordenador da CPT.
Prêmio Dom Helder
Desde 2002, A CPT homenageia personalidades destacadas em defesa da luta no campo, através do Prêmio Dom Helder. Em 2016, o coordenador do MST, José Roberto, leva o Prêmio por seu trabalho de articulação e conquista da unidade dos movimentos sociais do campo para a luta em busca das terras da Usina Laginha.
Serviço
27ª Assembleia Estadual da CPT
Dias: 18 a 20 de julho de 2016
Local: Estádio Rei Pelé
Abertura: 18 de julho às 14h