Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Por: MARCOS RODRIGUES - REPÓRTER

 

Sem saber, ainda, para onde vão, famílias ligadas ao Movimento Terra eLiberdade (MTL) voltaram a ocupar a Praça Visconde de Sinimbu, no Centro de Maceió. O retorno foi a única saída apontada pelas lideranças diante do impasse criado desde que foram despejados do local, há dois meses, após morarem lá por um ano e meio.

A ocupação ocorreu depois de o grupo ter sido expulso, pela Justiça, da fazenda Cavalheiro, em Murici, após um confronto com policiais. No total, são 27 famílias, remanescentes de um grupo de 75. Elas acabaram se dividindo após o despejo, quando seguiram para a cidade de Branquinha e foram impedidas de montar acampamento.


A partir daí, uma parte ficou às margens da BR-104 e o restante voltou à capital, onde ficou na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), até ontem.

“Deixamos a sede porque, quando chovia, alagava tudo e para não dizerem que estávamos atrapalhando. Só estamos aqui porque, infelizmente, a reforma agrária parou”, diz o coordenador estadual do MTL, Rafael Simão.

 

Gazeta de Alagoas, 09/08/12

 

Comissão Pastoral da Terra Nordeste II

Rua Esperanto, 490, Ilha do Leite, CEP: 50070-390 – RECIFE – PE

Fone: (81) 3231-4445 E-mail: cpt@cptne2.org.br